Lazer e esporte

Izabela Campos, do CTE, conquista medalha de ouro no Parapan de Lima

Atleta bateu o recorde no arremesso de disco, na classe F11, disputada por cegos

Izabela Campos em ação no Parapan de Lima: recorde da competição
Izabela Campos em ação no Parapan de Lima: recorde da competição CPB / Divulgação

A atleta Izabela Silva Campos, que se prepara para competições no Centro de Treinamento Esportivo (CTE), conquistou neste domingo, dia 25, a medalha de ouro no arremesso de disco, classe F11 (para cegos), nos Jogos Parapan-americanos que estão sendo disputados em Lima, no Peru.

Em sua quarta tentativa, Izabela bateu o recorde da competição com 35,32m, superando a colombiana Yesenia Maria Restrepo em cerca de 20 centímetros. Isabella bateu a própria marca pessoal, que era de 30,87m.

Izabela Campos teve perda gradativa de visão depois de contrair sarampo aos seis anos de idade. Sem conseguir enxergar mais, ela descobriu o atletismo. Antes de se destacar nas provas de campo, chegou a correr provas de 400 metros até cinco mil metros. A atleta participou dos Jogos de Londres de 2012, terminando na sétima colocação no arremesso do peso. No Rio 2016, ela faturou o bronze para o Brasil, na classe F11 do lançamento de disco.

Só neste domingo, o Brasil conquistou 40 medalhas em Lima. Veja um balanço da participação brasileira na página do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Polo paralímpico
O Centro de Treinamento Esportivo foi credenciado pelo CPB, em 2018, como polo de referência para o desenvolvimento do esporte de alto rendimento para atletas com deficiência. Na instituição, são realizadas atividades de preparação de atletas, formação de recursos humanos e desenvolvimento de pesquisa. Parte dos trabalhos é viabilizada com recursos da ordem de R$ 1,76 milhão liberados pelo Ministério do Esporte.

Além de Izabela, o CTE tem duas outras representantes em Lima: Andressa de Melo, professora do Departamento de Esportes da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional e coordenadora do Setor de Esporte Paralímpico do CTE, que foi convocada como fisioterapeuta pelo CPB, e Carla da Mata, supervisora do Projeto Paralímpico do CTE, que foi chamada para a coordenação de arbitragem.

Com Comitê Paralímpico Brasileiro e Portal Rede Nacional do Esporte