Institucional

Jaime Ramírez e Sandra Goulart Almeida fazem balanço da gestão

Em entrevistas ao Boletim e à TV UFMG, reitor e vice-reitora falaram sobre os desafios enfrentados nos últimos quatro anos

Jaime Ramírez e Sandra Goulart Almeida: UFMG melhorou indicadores acadêmicos
Jaime Ramírez e Sandra Goulart Almeida: UFMG melhorou indicadores acadêmicos Foca Lisboa / UFMG

Em um cenário marcado por crises econômica e político-institucional, chega ao fim o mandato do reitor Jaime Ramírez e da vice-reitora Sandra Goulart Almeida. Eles assumiram a Reitoria da UFMG em março de 2014, com um eixo programático que reunia, entre outras propostas, a revalorização do ensino de graduação e o fortalecimento da pós-graduação e pesquisa, a implantação de uma política de assuntos estudantis, o aperfeiçoamento da gestão de recursos humanos e do uso dos campi e o respeito à autonomia universitária. 

“A UFMG melhorou todos os indicadores acadêmicos e se posicionou com altivez nos momentos mais agudos da crise econômica e político-institucional”, avalia Ramírez nesta entrevista ao Boletim UFMG, na qual ele e a professora Sandra fazem um balanço da gestão 2014-2018.

O contingenciamento de recursos para investimentos e pesquisa, as ocupações estudantis de 2016 e a recente operação da Polícia Federal relativa à construção do Memorial da Anistia foram alguns episódios turbulentos superados com “diálogo com as instâncias colegiadas e com a comunidade”, afirma Ramírez. “A maior honra para mim foi ter recebido a responsabilidade da comunidade da UFMG para conduzi-la nesse período. Saio com a sensação de dever cumprido”, resume o reitor.

Escolhida pela comunidade acadêmica para comandar a Universidade no quadriênio 2018-2022, a professora Sandra Goulart Almeida afirma ter convicção de que a instituição está pronta para enfrentar os próximos desafios. “A UFMG é grande, é sólida, tem história e respeita o trabalho das gerações passadas”, justifica.

Leia a entrevista publicada na edição 2008 do Boletim UFMG. Jaime e Sandra também fizeram um balanço da gestão à  TV UFMG. A entrevista pode ser assistida no vídeo abaixo e será exibida no Canal Universitário (14, da Oi, e 12, da NET) nos seguintes dias e horários: domingo, às 15h, terça-feira, às 12h15, quarta-feira, às 19h30, e quinta-feira, às 20h.