Jardins da UFMG são idealizados a partir de iniciativas de alunos

Espaços contribuem para melhorar a convivência e experiência da comunidade

Para além das salas de aula, existem diversas experiências que complementam a vivência universitária. A interação em espaços construídos por e para alunos é uma dessas possibilidades.  A idealização e a cultivação de jardins em alguns dos prédios da UFMG - exemplos desse esforço - atraem visitantes, buscando promover a qualidade de vida e convidando a comunidade acadêmica a apoiar e fazer parte da construção e manutenção desses espaços.

Graduando em Artes Visuais na Escola de Belas Artes da UFMG, o estudante Welington Dias, a partir de 2014, idealizou o Jardim Mandala, que recebe, segundo ele, cerca de 150 pessoas diariamente no prédio da Faculdade de Educação da UFMG. Contando com mais de 130 espécies de plantas medicinais e aromáticas, o Jardim é aberto ao público.

Outra iniciativa partiu de Crisângela Souza, estudante de Geografia, que idealizou no Instituto de Geociências o “Horto do IGC”. O projeto foi possível a partir do apoio de edital de financiamento estudantil da PRAE (Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis) e outras parcerias com diversos setores da UFMG. Ainda em estágio inicial, o jardim também é aberto à comunidade.

Além dessas iniciativas, também estão sendo construídos, ou reformados, os jardins da Escola de Arquitetura, do Instituto de Ciências Biológicas, da Escola de Belas Artes e da UMEI Alaíde de Lisboa.

Ficha técnica

Entrevistados: Welington Dias (estudante de Artes Visuais da UFMG) e Crisângela Souza (estudante de Geografia da UFMG)
Produção e reportagem: Marden Ferreira
Imagens: Antônio Soares, Ravik Gomes e Samuel do Vale