Pesquisa e Inovação

Jornadas e congresso de retórica têm chamadas abertas para apresentação de comunicações

Eventos reunirão pesquisadores que desenvolvem estudos em interface com as áreas de filosofia, artes e análise do discurso

Capa da primeira edição de 'Retórica', de Aristóteles, na Inglaterra
Capa da primeira edição de 'Retórica', de Aristóteles, na Inglaterra

Está aberta até 30 de abril chamada para apresentação de comunicações na quarta edição das Jornadas da Associação Latino-Americana de Retórica e no 5º Congresso da Sociedade Brasileira de Retórica, que serão realizados, na UFMG e em Ouro Preto, de 20 a 24 de agosto.

Serão recebidas inscrições para a apresentação de comunicações de 20 minutos, em sessões paralelas simples ou coordenadas. No segundo caso, os autores devem identificar por subtítulo comum o nome da sessão coordenada, no preenchimento do formulário. As propostas podem ser enviadas em português, espanhol, inglês, francês e italiano.

Os resumos devem ter de 100 a 200 palavras. Poderão ser abordados temas como retórica e análise do discurso, retórica e arquitetura, retórica e artes visuais, retórica e filosofia e retórica e estudos clássicos. Confira a lista de temas e as normas para inscrição por meio deste link.

A Associação Latino-americana de Retórica e a Sociedade Brasileira de Retórica foram fundadas no mesmo ano (2010) e, desde então, a área vem crescendo significativamente. Várias associações surgiram na América Latina, em países como Chile, Colômbia, Venezuela, Peru, México, Argentina e Cuba, e seus respectivos congressos nacionais, além da Sociedade Portuguesa de Retórica e da Organização Ibero-Americana de Retórica.

A organização do evento salienta a importância da vacinação contra a febre amarela, com, pelo menos, 10 dias de antecedência da viagem. Embora no período de inverno o risco seja menor, autoridades de saúde de Minas Gerais estão em estado de alerta.

Mais informações estão disponíveis no site do evento.