Arte e Cultura

‘Jornadas de Retórica’ comemoram cinco anos com homenagem a Ida Machado e Jacyntho Brandão

Evento será realizado na terça-feira, dia 20

Jacyntho Brandão
Jacyntho Brandão Divulgação

Uma homenagem aos professores Ida Machado e Jacyntho Brandão, da Faculdade de Letras, marca as comemorações dos cinco anos das Jornadas de Retórica e Argumentação. O evento será realizado nesta terça-feira, 20, a partir das 9h, no auditório Sônia Viegas, na Fafich. A dupla exerceu papel fundamental na criação, desenvolvimento e consolidação dos estudos de retórica e análise do discurso na UFMG e no Brasil.

Ida Machado
Ida Machado Divulgação

A programação inclui palestras sobre a Retórica do macrotexto: o exemplo dos Panegyrici Latini, com Marco Formisano, da Ghent University, da Bélgica, Retórica, transgressividade e edição, com Emilia Mendes, da Faculdade de Letras da UFMG, A máquina retórica, com Rodrigo Bastos, da Universidade Federal de Santa Catarina, e uma análise do professor William Menezes, da Universidade Federal de Ouro Preto, sobre o jornal A Sirene, produzido por grupos atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão, da Samarco, em Mariana.

Não há necessidade de inscrição prévia. Os interessados em receber certificado de participação devem assinar a lista de presença na entrada do auditório. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail retorarufmg@gmail.com

As Jornadas
Realizadas desde 2014, as Jornadas de Retórica e Argumentação reúnem estudiosos de retórica e análise do discurso com o objetivo de divulgar os trabalhos desenvolvidos na UFMG e em outras instituições nacionais e internacionais, em áreas como filosofia, direito, letras, história e comunicação, entre outras. O evento é organizado pelo Grupo de Pesquisa Retórica e Argumentação, formado por estudiosos da Fafich e da Fale.