Extensão

Conferência discute o jornalismo de educação na era da desinformação

Jornalista Marta Avancini, que dirige associação especializada na área, discorre sobre o assunto, nesta quarta

Marta Avancini:
Marta Avancini: reflexões sobre a cobertura jornalística na área de educação Raíssa César / UFMG

Como cobrir as pautas da educação em meio a democracias fragilizadas, fake news e um fluxo informacional cada dia mais intenso? O que é o jornalismo de educação e que lugar ele ocupa na mídia contemporânea?

Essas e outras questões serão abordadas na conferência O jornalismo de educação na era da desinformação, que será proferida nesta quarta-feira, 2 de outubro, na Fafich, pela jornalista Marta Avancini. A promoção é do Observatório da Comunicação Pública da Ciência, ação de extensão do Departamento de Comunicação Social da Fafich, e do Programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil, da Faculdade de Educação.

Ancorada em duas pesquisas recentes – Análise da educação na mídia 2016-2017 (ANDI/Unesco)Cobertura jornalística sobre educação: como impacta o público? (Rede Conhecimento Social) –, em levantamento quantitativo feito pelo Datafolha e em discussões realizadas no último Congresso da Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca), Marta Avancini trará reflexões sobre o cenário contemporâneo da cobertura de educação. A era da desinformação, os desafios de se fazer jornalismo na atualidade e o lugar da pauta da educação em meio ao atual governo estão entre os principais da conferência.

Mestre em História pela Unicamp, Marta Avancini já foi repórter, editora e correspondente internacional. Atualmente, ela é editora pública da Jeduca.

A conferência será realizada no auditório Sônia Viegas, na Fafich, a partir das 10h. Outras informações estão disponíveis no portal do projeto Pensar a Educação, na página do evento criado no Facebook e podem ser solicitadas pelos telefones (31) 3409-5355 e (31) 98212-5621.