Saúde

Junho Vermelho: Risoleta Neves reforça campanha para intensificar doação de sangue

Reposição mensal de estoques durante a pandemia foi de apenas 43%

O Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado no dia 14, é o ponto alto da campanha Junho Vermelho, realizada em todo o país com o objetivo de manter abastecidos os bancos de sangue e hemoderivados. O Hospital Risoleta Tolentino Neves, administrado pela UFMG, recebe bolsas de sangue da Fundação Hemominas e precisa repor o estoque e evitar o desabastecimento para atendimentos de urgência, emergência e cirurgias. 

Nos últimos 12 meses, a média mensal de reposição foi de 43% – de um total de 6.901 bolsas de sangue fornecidas, foram repostas apenas 2.974. A médica Márcia Kanadani, que coordena a Agência Transfusional do Risoleta, explica que, com a pandemia de covid-19, as doações caíram 40%, o que gerou grande impacto nos estoques de sangue. "Só conseguimos repor as bolsas de sangue por meio da doação voluntária; dependemos totalmente da solidariedade das pessoas”, afirma.

Como medida de proteção durante a pandemia, todas as doações são agendadas, a fim de evitar aglomerações. O agendamento pode ser feito pelo site da Fundação Hemominas e pelo aplicativo MG App Cidadão.

Equipe: Bruna Gomes e Vitória Fonseca (produção), Otávio Zonatto (edição de imagens) e Renata Valentim (edição de conteúdo)