LabDocências inscreve para atividades destinadas a pós-graduandos e professores

Inscrições para minicursos, oficinas e grupos de colaboração devem ser feitas até 18 de maio

Encontro do plano formativo
Encontro do plano formativo: apoio nas questões que inquietam participantesVictor Paschoal | UFMG

Até esta quarta-feira, 18 de maio, o Laboratório de Formação em Docências no Ensino Superior (LabDocências), vinculado ao GIZ – Diretoria de Inovação e Metodologias de ensino da Prograd – receberá inscrições para oficinas, minicursos e grupos de colaboração. Podem participar professores e pós-graduandos da UFMG que estejam inscritos em disciplina de estágio docente. As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de inscrição.

Bréscia Nonato, diretora do GIZ, destaca que as atividades do LabDocências marcam o compromisso da Prograd de investimento nos processos formativos com foco no ensino de graduação. “O LabDocências integra uma série de ações robustas que têm sido consolidadas desde 2020, durante o contexto mais delicado da pandemia, para que as atividades de ensino pudessem continuar sendo exercidas com qualidade”, afirma.

Uma marca importante do laboratório, ainda segundo Bréscia, é a “ação flexível e diversificada, atenta aos tempos e dinâmicas docentes atuais, sem prejuízo de uma característica que é própria ao GIZ e ao fazer docente: a possibilidade de uma aprendizagem contextualizada e respeitosa em um espaço-tempo que se ajusta à dinâmica de trabalho do professor da educação superior”.

A diretora do GIZ, que é professora da Faculdade de Educação (FaE), explica que “as propostas são formações ímpares, com profissionais muito qualificados, capazes de contribuir para reconfigurar nossas atividades de ensino”. Ela acrescenta que as temáticas abordadas “se inserem no bojo de reflexões e proposições que nos interpelam em nosso cotidiano na sala de aula; por isso, certamente vão contribuir para ampliar e melhorar nosso trabalho com os estudantes dos diferentes cursos de graduação”.

Bréscia Nonato, diretora do GIZ:
Bréscia Nonato, diretora do GIZ: aprendizagem contextualizada e respeitosaArquivo pessoal

Atividades
Os minicursos serão realizados de 20 de maio a 10 de junho. Trata-se de formação de caráter teórico-analítico para introdução e/ou aprofundamento da discussão de temáticas relacionadas a demandas contemporâneas para a docência do ensino superior nos diferentes campos do conhecimento. A carga horária prevista é de 15 a 20 horas, com atividades assíncronas e síncronas/presenciais.

Neste ano, são ofertados quatro minicursos: Metodologias ativas: solucionismos no ensino em tempos digitais?; Os sentidos da inovação na universidade pública; Educação e plataformas digitais: (des)conexões entre o ensinar e o aprender e Planejamento educacional como processo científico.

As oficinas, assíncronas, ocorrerão de 20 de junho a 8 de julho, também com 15 a 20 horas de duração. Essa formação é teórico-prática e propicia a apresentação e o desenvolvimento de metodologias de ensino-aprendizagem, recursos tecnológicos e educacionais adotados na mediação pedagógica, nos diversos contextos de atuação docente e em diferentes áreas do conhecimento.

A atividade procura estimular a colaboração e o compartilhamento de saberes entre os participantes. As quatro oficinas programadas para este ano são Metodologias ativas: produções de sentidos na aprendizagem, Formação por competências no ensino de graduação: para quê, quem, e como?Indicadores do processo de ensino-aprendizagem e Mediação pedagógica em ambientes digitais.

Os grupos de colaboração (GC) são encontros entre docentes e discentes para potencializar práticas investigativas sobre o ensino nas diversas áreas do conhecimento, orientadas por interesses em temáticas pedagógicas específicas. Cada GC tem 10 horas de duração, com atividades síncronas/presenciais e assíncronas. Neste ano, será abordado o tema Avaliação e formação acadêmico-profissional: a serviço de quê e de quem?

Os formulários de inscrição são específicos para professores e para pós-graduandos. Mais informações estão na página do Laboratório e também podem ser solicitadas pelo e-mail percdocente@gmail.com.

Plano formativo
As primeiras reuniões com professores e pós-graduandos que optaram por se inscrever no plano formativo contextualizado na prática docente ocorreram até o dia 13 de maio. Esse grupo foi o primeiro a fazer escolhas das atividades realizadas pelo LabDocências, como as oficinas e os minicursos. As vagas oferecidas neste momento são para quem não participou dessa etapa.

O plano formativo começou a ser oferecido neste ano, com a finalidade de apoiar os participantes quanto a suas inquietações, problemas, necessidades ou desafios relacionados à prática educativa. Junto com a equipe do GIZ, eles definem o ponto no qual desejam focar e escolhem, entre as atividades ofertadas, aquelas que mais ajudarão a trabalhar essas questões.

Carol Carvalho | Assessoria de Comunicação da Prograd