Laboratório da UFMG confirma sete novos casos da variante Delta em Minas

Registros são de pacientes das regionais de saúde de BH, Unaí, Montes Claros e Manhuaçu

Observatório que reúne instituições mineiras trabalha no mapeamento de casos
Observatório que reúne instituições mineiras trabalha no mapeamento de casos Niaids (EUA)

As variantes Alfa, Gama e Delta do novo coronavírus foram identificadas em dez Gerências Regionais de Saúde mineiras pelo Observatório de Vigilância Genômica de Minas Gerais (OViGen-MG), consórcio de diferentes centros de pesquisa, coordenado pelo professor Renan Pedra, do Laboratório de Biologia Integrativa da Instituto de Ciências Biológicas (LBI-ICB) da UFMG.

A variante Delta (B.1.617.2), identificada pela primeira vez em outubro de 2020 na Índia e mais transmissível do que o Sars-CoV-2 original, foi confirmada pelo LBI-ICB como causa da covid-19 em sete casos: um em Belo Horizonte, um em Montes Claros, dois em Unaí e três em Manhuaçu.

O fluxo de trabalho começa com amostras diagnosticadas como positivas para o novo coronavírus nos laboratórios da Fundação Ezequiel Dias (Funed), por meio do método molecular de RT-PCR, e com carga viral suficiente para caracterização de variantes (Ct < 28). A caracterização das mutações necessárias para identificar as variantes (N501Y, K417T, E484K e L452R) é feita no laboratório do ICB e no Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico (Nupad) da Faculdade de Medicina da UFMG. As amostras suspeitas de ser da variante Delta são então sequenciadas, e a confirmação é feita nos laboratórios da Funed.

O OViGen-MG continuará monitorando a circulação de variantes em Minas Gerais e divulgará atualizações sempre que estiverem disponíveis. Esse monitoramento segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), uma vez que essas variantes têm maior capacidade de transmissão e de  agravamento da doença.

O Observatório
O Observatório de Vigilância Genômica de Minas Gerais (OViGen-MG) é projeto financiado pelos Laboratórios de Campanha e Rede Corona-ômica-MCTI (Rede Vírus-MCTI), pela Cooperativa de Laboratórios da UFMG (Coolabs) e pela Funed. Além do LBI-ICB, do Nupad-UFMG e da Funed, é formado por pesquisadores da Secretaria de Saúde de Minas Gerais.

Variantes em Minas
Além do trabalho de caracterização de variantes do vírus da covid-19 realizado pelos pesquisadores do OViGen-MG, a Universidade mantém outra iniciativa de apoio ao monitoramento e combate à pandemia: a caracterização de variantes em Minas Gerais, feita pelo CTVacinas. A atuação do CTVacinas se dá também em parceria com a Funed, vinculada ao governo estadual.

Assessoria de Comunicação Social e Divulgação Científica do ICB