Saúde

Laboratório do Movimento comemora 20 anos

Iniciativa vinculada ao curso de Educação Física terá programação especial de atividades no campus Saúde, na próxima semana

Laboratório promove atividades físicas para a comunidade do campus Saúde
Laboratório promove atividades físicas para a comunidade do campus Saúde Divulgação/LabMov

De 17 a  21 de setembro, o programa de extensão Laboratório do Movimento (LabMov) vai celebrar 20 anos de atuação com uma programação especial de atividades para os pacientes e usuários do campus Saúde. A iniciativa tem o objetivo de incluir o profissional de Educação Física na área da saúde por meio de atividades físicas, de lazer e de esporte terapêutico. 

A professora Ivana Montandon, atual coordenadora do LabMov, explica que o laboratório é um campo de estágio para os estudantes de Educação Física, no qual eles têm a oportunidade de participar de diversos projetos. O LabMov oferta atividades destinadas à saúde do trabalhador, em parceria com a Pró-reitoria de Recursos Humanos, participa do Academia da Cidade, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, oferece sessões de musculação, ritmos e ginástica coletiva para a comunidade em geral, atividades físicas para portadores de diabetes mellitus, musicoterapia para portadores de neurite óptica e fisioterapia para pacientes pós-mastectomia.

As atividades são promovidas diariamente no campus Saúde e no Hospital Risoleta Tolentino Neves, em Venda Nova. Mais informações estão disponíveis no site do LabMov.

Semana comemorativa
Para celebrar os 20 anos do Laboratório do Movimento, fundado, em 1998, pela professora Kátia Euclydes de Lima Borges, e cinco anos da parceria firmada com a Secretaria Municipal de Saúde, para a viabilização do projeto Academia da Cidade, o LabMov promove uma semana de atividades gratuitas e abertas ao público. “Vamos apresentar uma amostra de novas modalidades de atividades físicas que têm chamado a atenção do público, como o Abdominal + Pump, Powerflex e Low Pressure Fitness”, exemplifica Ivana.

Na sexta-feira, 21 de setembro, ocorrerá uma solenidade comemorativa, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina. As outras atividades ocuparão a sala do LabMov e o espaço do Diretório Acadêmico Alfredo Balena (DAAB), ambos no campus Saúde. Confira a programação:

17/9 (segunda-feira)
12h - Ritmos (DAAB)
16h30 - Abdominal + Pump (LabMov)

18/9 (terça-feira)
8h - Circuito Funcional (DAAB)
16h30 - Powerflex (LabMov)

19/9 (quarta-feira)
12h - Workshop sobre LPF (LabMov)
16h30 - Abdominal + Pump (LabMov)

20/9 (quinta-feira)
8h - Circuito Funcional (DAAB)
16h30 - Powerflex (LabMov)

21/9 (sexta-feira)
10h - Solenidade comemorativa dos 20 anos (Salão Nobre da Faculdade de Medicina)