UFMG lança chamada interna do Programa Professor Visitante

Universidade receberá até 50 pesquisadores brasileiros e estrangeiros de reconhecida competência em suas áreas de atuação

Vista parcial da região central do campus Pampulha
Vista parcial da região central do campus Pampulha Foca Lisboa / UFMG

A UFMG publicou, nesta sexta-feira, dia 16, a chamada interna 001/2018, relativa ao Programa Professor Visitante para atuação no magistério superior. Por meio da iniciativa, a Universidade poderá receber até 50 pesquisadores brasileiros ou estrangeiros de reconhecida competência e liderança em suas áreas de atuação, capazes de contribuir para introdução ou consolidação de inovações no ensino, na pesquisa e na extensão. Propostas poderão ser apresentadas até 2 de abril.

“Com esse programa, a Universidade poderá contar, por um período determinado, com expertises que não possui em seu corpo docente. A imersão dessas pessoas estabelece um vínculo maior e pode resultar em parcerias de longo prazo, o que é ideal, por exemplo, para um processo de internacionalização sustentável”, afirma a pró-reitora de Pós-graduação, Denise Trombert de Oliveira.

Do total de vagas, 30% serão reservadas e distribuídas igualmente entre as propostas oriundas de programas de extensão, de colegiados de cursos de graduação e de colegiados de programas pós-graduação. “A intenção é estimular todos os setores a apresentar bons projetos”, ressalta a pró-reitora. As outras 35 vagas serão classificadas por mérito, independentemente da área proponente. Apenas coordenadores de colegiados e de programas de extensão podem submeter propostas nessa chamada.

O contrato terá vigência máxima de dois anos, renovável por mais dois, para os estrangeiros, e de um ano, renovável por mais um, para brasileiros. Em ambos os casos, a duração mínima é de dois meses. As propostas deverão ser encaminhadas por meio de sistema de submissão on-line hospedado na página da Pró-reitoria de Pesquisa (PRPq).

Leia mais sobre o Programa em matéria publicada no Portal UFMG no último mês de janeiro.