Ensino

Lançado edital para programas de mobilidade acadêmica nacional e intercampi

Inscrições serão realizadas de 5 a 12 de junho

Estuda
Instituto de Ciências Agrárias, em Montes Claros: programa de mobilidade intercampi possibilita aos estudantes passarem um período letivo em outro campus da UFMG Foto: Lucas Braga | UFMG

Estarão abertas, de 5 a 12 de junho, as inscrições de candidaturas aos programas de mobilidade nacional e intercampi, abertos a estudantes de graduação da UFMG. Interessados devem preencher o formulário on-line e anexar a documentação exigida no edital.

As bolsas terão duração de um semestre letivo, e o valor que o estudante receberá corresponde à soma do auxílio-manutenção ao auxílio-deslocamento.

São elegíveis os alunos aprovados em todas as atividades curriculares do 1º e 2º períodos de seus cursos. Eles podem ter, no máximo, duas reprovações acumuladas nos períodos letivos de 2022 e não podem ter feito trancamento total de matrícula no ano passado.

Também é necessário ter feito a inscrição no Programa de Mobilidade Acadêmica Nacional da Andifes para o segundo semestre de 2023, pelo sistema SEI, e ter apresentado requerimento contendo plano de estudos definido em conjunto com a coordenação do curso de origem do estudante, indicando as atividades acadêmicas curriculares a serem desenvolvidas na instituição receptora.

Conexão BH-Montes Claros
No caso da Mobilidade Intercampi, o requisito é ter um plano de estudos aprovado pelo Colegiado de Graduação. Nele, deve estar claro como as atividades curriculares previstas serão aproveitadas para integralização curricular na UFMG. Por meio do programa, os estudantes matriculados em cursos dos campi de Belo Horizonte poderão desenvolver, no segundo semestre de 2023, atividades acadêmicas curriculares ofertadas no campus Montes Claros e vice-versa. 

“O retorno da mobilidade estava sendo aguardado por muitos alunos e é de extrema importância para a formação discente. Acreditamos que seja uma experiência enriquecedora, não apenas do ponto de vista curricular, mas principalmente para a ampliação do conhecimento e da vivência do nosso aluno em diversas culturas existentes no país", avalia a professora Fabiane Ferreira, diretora de Mobilidade Nacional, Estágios e Bolsas da Prograd.  

A professora chama a atenção para o fato de que o estudante precisa preencher o requerimento de mobilidade acadêmica para então se candidatar ao apoio financeiro, por meio de inscrição a partir do dia 5. “Por ora, não é necessário ter o aceite da instituição de destino, mas preencher e enviar o requerimento para a mobilidade é fundamental”, diz ela.  

De acordo com a Política de Ações Afirmativas da UFMG, 50% das bolsas serão destinadas aos estudantes que ingressaram pelo sistema de reserva de vagas ou estudantes com classificação socioeconômica nos níveis I, II e III da Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump).

Informações sobre os programas de mobilidade estão disponíveis no site da Prograd. Dúvidas sobre o edital podem ser solucionadas pelos telefones (31) 3409-4438 e 3409-4565 ou pelo e-mail estagio@prograd.ufmg.br. 

Com Setor de Comunicação e Eventos da Prograd