Arte e Cultura

Lançado podcast sobre pesquisa e experimentação em artes

Integrantes do Grupo Escotoma, que participa de residência no Centro Cultural, são os convidados do episódio de estreia

Performance do grupo Escotoma, atração de estreia do podcast 'Residência artística'
Performance do grupo Escotoma, atração de estreia do podcast 'Residência artística' Raphaella Dias| UFMG

O Centro Cultural UFMG acaba de lançar o podcast Residência artística, que vai disponibilizar mensalmente, no Spotify, conteúdos em áudio sobre temas relacionados ao desenvolvimento da pesquisa e experimentação das artes visuais, dança, performance, teatro, música e literatura. A proposta surgiu para ampliar a programação on-line do espaço, oferecer ao público da internet uma discussão sobre o estudo das artes e dar visibilidade aos residentes da casa, que se lançaram em novas rotinas de pesquisa. 

A iniciativa é fruto do projeto Residência artística, atividade já existente no Centro Cultural UFMG, que acolheu diariamente, até o início do ano passado, artistas e coletivos selecionados por chamada pública para ocuparem o espaço em regime de residência por meio das iniciativas Atelier aberto (artes visuais), Cena aberta (dança, performance e teatro), Música livre (música) e Múltiplas linguagens (literatura, poesia, roteiros, grupos de estudos e pesquisas relacionadas).

Agora, em formato virtual, o Residência artística abre espaço para que os convidados dialoguem sobre seus processos criativos, suas experiências, trajetórias, produções e seus resultados.

Os convidados
O episódio de estreia reuniu integrantes do Escotoma – grupo de estudos das imagens-passagens. Criado em 2018 na Escola de Belas Artes da UFMG pelo professor Rodrigo Borges, o grupo conta com artistas-pesquisadores que desenvolvem pesquisas práticas e teóricas. Além de proporem discussões baseadas em leituras, seus integrantes partilham processos criativos e de pesquisas.

No podcast, Clarice Lacerda, Natália Resende e Rodrigo Borges falam de seus percursos até as artes, interesses, suas influências e relações com esse universo. Eles contaram como é a relação do grupo com o Centro Cultural UFMG, descreveram suas rotinas de pesquisa e trabalho durante a pandemia e anunciaram projetos. Ouça o podcast.

Na semana passada, o Centro Cultural lançou o podcast Recitais, que oferece conteúdos relacionados ao universo da música.