Notícias Externas

Banda mineira Lamparina lança o disco 'Zam Zam'

Novo trabalho incorpora mistura de estilos e referências à tradicional brasilidade do grupo

Integrantes buscaram transmitir mensagens positivas através das composições, em contraste com o momento difícil em que foram concebidas
Integrantes buscaram transmitir mensagens positivas nas composições, em contraste com o momento difícil em que foram concebidas Divulgação/Sarah Leal

Já está disponível o segundo álbum da banda mineira Lamparina, Zam Zam. Lançado no final de 2021, o disco apresenta uma mistura de diferentes estilos musicais, reunindo influências internacionais e a brasilidade já marcante da banda. As 12 faixas do álbum passeiam do R&B ao pagode baiano, da música pop a ritmos latinos, construindo uma sonoridade autêntica, fruto da construção coletiva dos seis integrantes do grupo. O trabalho acompanha também uma sequência de 11 clipes das faixas do disco, promovendo uma experiência que busca ir além da escuta.

Para falar sobre o álbum Zam Zam, o programa Expresso 104,5 desta quinta-feira, 13, convidou o integrante da Lamparina, Cotô Delamarque, responsável por guitarra, voz e programação da banda. Segundo o músico, o nome do disco, um neologismo que dá nome a um dos singles, representa as questões místicas que permearam o próprio processo de construção do trabalho, sua identidade e a atmosfera subjetiva que cercava os integrantes durante o momento. O guitarrista compartilhou as principais influências presentes no álbum, referências muito diversas e trazidas por vários dos componentes da banda.

Delamarque também contou de que forma o contexto de pandemia, período durante o qual a gravação foi realizada, influenciou no processo criativo da Lamparina. “Quando a gente fez o Zam Zam, a gente pensou muito em agradar, no sentido de a pessoa ouvir e ficar bem, porque a gente estava naquele momento difícil e não queríamos escrever sobre a pandemia. Acho que a tristeza tem espaço também, mas a gente queria fazer algo que fosse mais feliz, até porque a gente é muito feliz também, não somos muito melancólicos”, explicou o entrevistado.

Ouça a entrevista completa no Soundcloud.

Zam Zam, segundo disco da banda Lamparina, está disponível na íntegra em todas as plataformas de streaming de áudio e no Youtube, acompanhado de videoclipes. Mais informações podem ser consultadas na conta da banda no Instagram.

Produção: Laura Portugal, sob orientação de Filipe Sartoreto
Publicação: Enaile Almeida, sob orientação de Hugo Rafael