Notícias Externas

Lançamento adapta fábulas e lendas de antigas colônias asiáticas para o público infantil

'A Ásia recontada para crianças' apresenta narrativas orais dos territórios de Goa, Macau, e Timor-Leste, ex-colônias do império português.

A leitura é indicada para crianças a partir de 6 anos e conta com ilustrações da desenhista Anna Charlie. Divulgação/Martin Claret

A Ásia é um continente extenso e repleto de diferentes culturas, mas as suas histórias tradicionais raramente chegam ao Brasil. A partir da sua pesquisa na área de literatura portuguesa, Avani Souza Silva se dedicou a adaptar fábulas e lendas de ex-colônias asiáticas do império português para o público infantil nacional. O projeto foi lançado esse ano, sob o título A Ásia recontada para crianças, e inclui histórias dos territórios de Goa, na Índia, Macau, na China, e do país Timor-Leste, que já estiveram sob a influência de Portugal.

O livro inclui ilustrações da desenhista Anna Charlie e permite que os pequenos leitores conheçam os diferentes costumes, organizações sociais, modos de se vestir, gastronomias e o imaginário dos povos retratados. Avani também é autora do livro A África recontada para crianças, que adapta histórias tradicionais de ex-colônias portuguesas, mas no continente africano.

Nessa quarta-feira, 17, Avani participou do programa Universo Literário, apresentado por Michelle Bruck, e deu mais detalhes sobre o lançamento. O interesse da escritora pelas narrativas orais dos territórios abordados precede a sua carreira acadêmica. Originalmente, as histórias foram adaptadas como um projeto pessoal, sem a pretensão de serem publicadas.

"É importante apresentar novos espaços culturais e explicar a presença portuguesa nesses territórios, como houve aqui no Brasil. [...] São narrativas complexas, que falam muito da cultura local, e isso é fundamental para abrir os horizontes dos estudantes brasileiros. [...] A escolha das histórias partiu de uma perspectiva temática, como o respeito à natureza, questões identitárias, o valor da amizade, o respeito aos mais velhos, o valor da justiça, entre outros", explicou Avani.

Ouça a entrevista completa no SoundCloud.

A Ásia recontada para crianças - Histórias tradicionais de antigas colônias portuguesas no Oriente já está disponível pelo site da editora Martin Claret e também pode ser encontrada em livrarias físicas e virtuais.

Produção: Alexandre Miranda e Nicolle Teixeira, sob orientação de Hugo Rafael e Luiza Glória Publicação: Carlos Ortega, sob orientação de Alessandra Dantas