Pesquisa e Inovação

Pesquisadores da UFMG lançam livro de ensaios sobre cultura impressa e literatura

Coletânea reúne 12 textos sobre a relação da literatura e a produção e circulação de materiais impressos

.
. Divulgação

Pesquisadores da UFMG lançaram um livro de ensaios sobre cultura impressa e literatura. 'Materialidades do texto: estudos sobre cultura gráfica e literatura' é uma coletânea que reúne 12 textos que apresentam diferentes formas de se pensar a literatura em seu encontro com aquilo que a torna possível: o texto e suas materialidades. Dividido em dois momentos, a primeira parte, 'Espaços do livro', privilegia a identificação dos discursos sobre o livro, a edição e seus gêneros no interior da própria narrativa literária ou artística, exaltando os poderes do impresso na palavra e na imagem. A segunda, 'Estados do texto', é um conjunto de estudos atentos à instabilidade das formas de circulação das produções. Nesta, os ensaios se debruçam sobre as “políticas da literatura”, a multiplicidade de formas que fazem circular o texto literário, as relações entre o texto autógrafo e os processos editoriais, além das realidades históricas e editoriais que deram lugar à criação literária. 

O trabalho foi organizado pela professora Ana Utsch e pelo mestre em Estudos Literários Thiago Landi, e tomou forma a partir da reflexão coletiva realizada no Programa de Pós-Graduação em Letras - Estudos Literários da UFMG (Pós-Lit), guiada pela ideia de mobilidade e instabilidade dos textos literários. Materialidades do texto faz parte da coleção Pensar a Edição, dirigida pela escritora Ana Elisa Ribeiro e pelos editores Nathan Magalhães e Pablo Guimarães. A publicação é da Editora Conta Fios e pode ser encontrada em editoracontafios.com.br.

O programa Universo Literário conversou com um dos organizadores do livro Thiago Landi, Mestre em Estudos Literários pelo Pós-Lit, da UFMG e editor-assistente na Relicário Edições. Na entrevista, ele falou sobre o processo de desenvolvimento desse trabalho e também trouxe reflexões sobre o tema.

Ouça a conversa com a produtora Enaile Almeida:

Produção: Enaile Almeida e Félix de Alcântara, sob orientação de Alessandra Dantas e Luiza Glória