Arte e Cultura

Performance Lava fecha 1ª noite do 14º Festival de Verão da UFMG

Criação coreográfica coletiva tem coordenação de Thiago Granato

Lava é uma criação coreográfica coletiva desenvolvida em parceria com o VAC
Lava é uma criação coreográfica coletiva desenvolvida em parceria com o VAC Foto: Glenio Campregher

Início de ano na UFMG é sempre período de Festival de Verão. Em 2020, o evento chega à 14ª edição, com a temática CorpoCidade, e ocupa diferentes espaços culturais de Belo Horizonte. A programação é variada: poesia, teatro, vogue, dança e muito mais. Nesta segunda-feira, 3, o festival recebe a apresentação de uma criação coreográfica coletiva, que teve início no mês de janeiro, em atividades do Verão Arte Contemporânea, o VAC, outro tradicional evento cultural que movimenta o início de ano em BH. O estudo coreográfico explora a capacidade performática das mãos em criar, penetrar, queimar, derreter, fundir, mover, explodir e transformar diferentes contextos. Participaram do processo e também da apresentação dos resultados integrantes do Ballet Jovem Minas Gerais (formado por bailarinos egressos do Ballet Jovem Palácio das Artes), ex-integrantes da Cia SESC de Dança e artistas de dança da cidade, selecionados por meio de edital. O responsável por coordenar esse trabalho é o bailarino e coreógrafo brasileiro Thiago Granato, que vive na Alemanha e já se apresentou em diversos países do mundo. O bailarino, que já trabalhou com artistas brasileiros, como Adriana Grechi, Lia Rodrigues, Leo Nabuco e João Saldanha, e também estrangeiros, como Mathilde Monnier, Enora Riviére e Frédéric Gies, assina a concepção e a direção desta coreografia coletiva.

Vamos ouvir agora a entrevista que a jornalista Gabriela Sorice realizou, sobre o processo e a apresentação de Lava com ele, 

O coreógrafo e bailarino Thiago Granato, conversou sobre o processo e a apresentação Lava, com o programa Expresso 104,5, da rádio UFMG Educativa, nesta segunda, 3.

Ouça a conversa com Gabriela Sorice

A performance Lava será apresentada hoje, às 20h, no no auditório do CRJ, o Centro de Referência da Juventude - Rua Guaicurus, 50, Centro. A entrada é gratuita. Outras informações e a programação completa desta edição do 14º Festival de Verão da UFMG você encontra no site www.ufmg.br/festivaldeverao. O evento também está nas redes sociais: no Instagram, @festival_ufmg, no Twitter, @festivalufmg, e no Facebook, é /festivaldeverao. Para acompanhar o trabalho do Thiago, você pode acessar o site thiagogranato.com.

Produção: Célio Ribeiro e Hugo Rafael