Pesquisa e Inovação

Plataforma digital possibilita análise do espaço urbano pelo olhar do morador

Abordada em reportagem da TV UFMG, 'Leitura do lugar' foi desenvolvida por estudante da Escola de Arquitetura

Resultado de pesquisa do grupo Praxis, da Escola de Arquitetura da UFMG, a plataforma Leitura do Lugar foi desenvolvida como ferramenta digital que possibilita a representação do espaço urbano sob a ótica dos moradores. A plataforma é parte do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Carolina Almeida, graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UFMG. O grupo Praxis já vinha buscando a possibilidade de desenvolver uma ferramenta digital que apoiasse as pesquisas no espaço urbano. 

Partindo dessa necessidade e de seu interesse pela web, Carolina desenvolveu a ferramenta durante um ano, num projeto de iniciação científica, sob orientação da coordenadora do Praxis, professora Denise Morado.

Há dois anos, o grupo iniciou o estudo Territórios populares, que tem como objetivo deslocar o olhar sobre os espaços urbanos, especialmente aqueles caracterizados pela ocupação e autoconstrução, do ponto de vista técnico e acadêmico para o olhar do morador, legitimando a percepção daqueles que vivem nesses espaços. 

A pesquisa teve como foco o Eixo Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte. O bairro Vila Mariquinhas foi selecionado para realização de entrevistas com habitantes e coleta de informações. Com base em um roteiro de perguntas, com temas como serviços disponíveis no bairro, trajetos possíveis no dia a dia ou tipos de imóveis, estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFMG fizeram visitas, abordando as pessoas, recolhendo relatos e produzindo registros fotográficos.

Essas informações foram inseridas na plataforma Leitura do Lugar pelos alunos da Escola de Arquitetura da UFMG. O grupo se preocupa em preservar a fala do morador, apoiada por fotos e mapas com marcações que demonstram áreas ou trajetos, possibilitando a leitura dessas informações de forma ampla. O objetivo é que esse conteúdo possa viabilizar novas abordagens de políticas públicas nesses espaços. 

Ficha técnica: Produção: Daiany Nogueira; reportagem: Daiany Nogueira e Leonardo Milagres; imagens: Antônio Soares e Ravik Gomes; edição de imagens: Marcelo Duarte; edição de conteúdo: Jessika Viveiros