Pessoas

Léo Heller é o novo Doutor Honoris Causa da Universidade de Newcastle

Professor aposentado da Escola de Engenharia é relator especial da ONU e tem sua atuação marcada por estudos sobre acesso à água

Léo Heller:
Léo Heller durante a homenagem: água e direitos humanosFiocruz Minas

O professor Léo Heller, aposentado na Escola de Engenharia e uma das maiores autoridades mundiais na área de engenharia sanitária e ambiental, recebeu, na manhã desta terça-feira, 16, o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Newcastle, na Inglaterra. Atualmente, Heller é líder do Grupo de Políticas Públicas e Direitos Humanos em Saúde e Saneamento da Fiocruz Minas.

A condecoração é concedida a personalidades que deram contribuição significativa à sociedade e cuja trajetória profissional esteja em sintonia com os valores que regem a Universidade. No caso de Heller, que também é relator especial da ONU para os direitos humanos à água e ao esgotamento sanitário, a instituição levou em consideração a relação de seu trabalho com os valores de justiça social.

A cerimônia de titulação foi realizada durante a graduação da turma de geografia, curso vinculado à Escola de Geografia, Sociologia e Ciência Política da Newcastle. A homenagem foi aprovada pelo Senate, órgão da instituição similar aos conselhos universitários das universidades brasileiras.

Trajetória
Léo Heller atua na Fiocruz Minas desde 2014, ano em que recebeu a indicação para ser relator especial da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre água e saneamento. Durante mais de 30 anos, foi professor do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFMG, onde atualmente é docente voluntário. Formado em engenharia civil, Heller é mestre em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos e doutor em Epidemiologia, sempre pela UFMG. Entre 2005 e 2006, realizou pós-doutorado na University of Oxford. Na Fiocruz Minas, desenvolve estudos sobre acesso à água e ao esgotamento sanitário, sempre dentro da perspectiva dos direitos humanos.

Com Fiocruz Minas