Novo livro de Leonardo Avritzer analisa caráter pendular da democracia brasileira
Ponto de partida da obra, que será lançada neste sábado, são as manifestações de 2013
As intensas transformações sofridas pela democracia brasileira nos últimos seis anos são o ponto de partida do livro O pêndulo da democracia., que será lançado neste sábado, 28 de setembro, pelo professor Leonardo Avritzer. Na obra, o cientista político da Fafich analisa o conflagrado ambiente político que começou a se formar em 2013, quando milhares de brasileiros foram às ruas nas manifestações de julho.
O "pêndulo" a que se refere o título do livro sintetiza o argumento central da obra, segundo o qual existe no Brasil uma democracia de estrutura pendular, marcada por momentos alternados de expansão e de regressão dos valores democráticos.
Avritzer assume o desafio de analisar e entender os impactos sofridos pela política brasileira no passado recente à luz de um passado mais amplo que abarca todo o século 20, ancorando-se em sólido arsenal teórico para identificar as razões estruturais dessa constante oscilação.
O lançamento do livro, publicado pela Todavia Livros, ocorrerá na Livraria Quixote, na Savassi. A sessão de autógrafos começa às 11h.
Mais informações estão disponíveis na página do evento e no site do Instituto da Democracia.