Notícias Externas

​Liberação do uso e porte de drogas terá impactos na saúde e segurança

É o que apontam especialistas reunidos hoje no Encontro Internacional sobre Descriminalização das Drogas, em BH

X
Encontro na ALMG
Guilherme Bergamini | ALMG

Especialistas debatem hoje na capital os impactos da descriminalização do porte e uso de drogas no Brasil em áreas como saúde e segurança. Para o coordenador do Centro de Referência em Drogas da UFMG, Frederico Duarte Garcia, a descriminalização não será a melhor opção do ponto de vista da saúde pública. "A maconha está ligada aos riscos de dependência, esquizofrenia, depressão e suicídio. É paradoxal que a nossa sociedade queira acrescentar mais um fator de risco como algo que seja necessário", afirma.

João Francisco de Souza Duarte, coordenador regional de uma organização de apoio e orientação aos familiares de dependentes químicos, também afirma que descriminalizar o uso e porte de drogas não será a melhor solução para os usuários. "A legislação não inibe as pessoas de fazer o uso delas", diz.

Experiências internacionais sobre o assunto adotadas em Portugal e no Uruguai também foram apresentadas hoje no Encontro Internacional sobre Descriminalização das Drogas, na Assembleia Legislativa de Minas. 

ouca-a-reportagem-de-alicianne-gonçalves-17-11-2017.mp3

Reportagem veiculada no Jornal UFMG desta sexta-feira, 17 de novembro de 2017.