Licenciatura indígena da UFMG forma mais 30 professores

Educadores são das etnias Pataxó e Xakriabá

Cantos tradicionais das etnias Pataxó e Xakriabá ecoaram na entrada e no auditório da Reitoria, na manhã de hoje, 22, durante a cerimônia de formatura da turma 2013-2017 do curso de licenciatura em Formação Intercultural para Educadores Indígenas (FIEI), da área de Ciências Sociais e Humanidades. Colaram grau 30 estudantes, sendo 10 pataxós e 20 xakriabás.

A professora Juliane Corrêa, diretora da Faculdade de Educação, destaca a manutenção do fluxo de formação: “Os professores continuam indo às aldeias e recebendo estudantes na universidade. Tudo isso representa uma grande conquista".

A coordenadora do Fiei, Marina Tavares, comemora a baixa taxa de evasão do programa. De uma turma de 35 alunos, 30 estão se formando hoje, e dois ou três devem concluir o curso ainda neste ano”, estima. Assista ao vídeo da cerimônia produzido pela TV UFMG:

A formação

A Formação Intercultural de Educadores Indígenas (Fiei) é destinada à preparação de professores de escolas indígenas. O programa surgiu em 2006 para atender  demanda do movimento indígena. É oferecido aos indígenas dos povos Xacriabá, Maxacali, Krenak, Pataxó, Caxixó, Xukuru-Cariri e Pankararu.