Institucional

Líder de patentes na última década, UFMG recebe Prêmio de Inovação Universidades

Iniciativa é da Clarivate Analytics, empresa especializada na produção de análises no campo da propriedade intelectual

Por ter sido a universidade brasileira que registrou o maior número de patentes no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), no período de 2010 a 2019, a UFMG recebeu o Prêmio de Inovação Universidades, oferecido pela Clarivate Analytics. O anúncio ocorreu no fim de maio durante o evento Acelerando o ciclo de inovação no Brasil.

A reitora Sandra Regina Goulart Almeida afirma que o prêmio é mais um reconhecimento entre tantos outros que a UFMG vem recebendo nos últimos anos. “Nossa produção científica é robusta quantitativa e qualitativamente, e a patente é um indicador dessa excelência, já que, de um lado, comprova nossa capacidade de produzir conhecimento original e inovador e, de outro, a nossa competência para protegê-lo”, afirma.

Na UFMG, a instância responsável pela gestão das patentes é a Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT). A coordenadora executiva do órgão, Juliana Crepalde, destaca que o prêmio “reflete a maturidade da política de inovação da UFMG para a proteção e a gestão qualificada desses seus ativos”. Segundo ela, a Universidade não se destaca apenas em relação aos depósitos de patentes, mas também na transferência dessas tecnologias para a indústria. “Isso significa que as pesquisas realizadas na Universidade estão, de fato, ajudando a promover a inovação da indústria brasileira”, argumenta Crepalde.

Universidade experimentou um grande crescimento no depositante de patentes no período 2010-2019 (http://somos.ufmg.br/indicadores)
UFMG experimentou grande crescimento como depositante de patentes no período 2010-2019Imagem: Reprodução de site (http://somos.ufmg.br/indicadores)

Outra instituição universitária reconhecida pela Clarivate Analytics é a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que recebeu menção honrosa em razão do “crescimento recente” apresentado no depósito de patentes.

Promoção da inovação
Com sede nos Estados Unidos, a Clarivate Analytics é uma empresa que atua no fornecimento de análises no campo da propriedade intelectual, visando à promoção da inovação. Segundo Jack Wan, diretor de comunicações externas da agência, no evento de premiação foram abordados “os principais temas da inovação na pesquisa científica brasileira, como [o caminho] da pesquisa básica à prática e a evolução da pesquisa brasileira na última década”.

Na ocasião, também foram atribuídos outros prêmios, entre eles o de Inovação Empresas, concedido à Petrobras em razão da sua expressiva colaboração com universidades.

Evolução dos Institutos de Ciência e Tecnologia nacionais
Evolução das universidades federais em depósito de patentes na última décadaImagem: Reprodução de conferência