Pessoas

Programa da TV UFMG entrevista o escritor Cuti

Expoente da literatura 'negro-brasileira', autor fala de sua carreira e recita poema

A edição de setembro do Literafro Entrevista, programa produzido pela TV UFMG em parceria com o Portal Literafro da UFMG, tem o escritor Cuti como convidado. Na conversa com  Soraya Fideles e com o professor do Departamento de Linguagem e Tecnologia do Cefet-MG, Luiz Henrique Silva de Oliveira, o autor fala sobre sua trajetória e obras, a importância da literatura “negro-brasileira” e os 40 anos da série de poemas e contos publicados no projeto Cadernos negros. Durante o Literafro Entrevista, Cuti ainda recita o poema Persistência, que está no seu livro Negrhúmus líricos.  

Doutor em literatura brasileira, Cuti, pseudônimo de Luiz Souza, é um dos fundadores do coletivo de escritores QuilombHoje-Literatura, que discute e aprofunda a experiência afro-brasileira na literatura contemporânea.  Seus poemas já foram traduzidos para diversas línguas, como inglês, espanhol e alemão.

O programa é uma parceria entre a TV UFMG e o Literafro – Portal da Literatura Afro-Brasileira e pode ser assistido no Canal Universitário (14, da OiTV, e 12, da NET), às terças e quintas, às 20h. O próximo episódio, que vai ao ar em outubro, terá como convidada a escritora Cidinha da Silva.

Entrevistado: escritor Cuti (Luiz Silva)
Mediação: Luiz Henrique Silva de Oliveira, professor do Cefet- MG
Apresentação: Soraya Fideles
Câmeras: Ravik Gomes e Samuel do Vale
Operador de áudio e direção de fotografia: Mário Quinaud
Direção de imagem: Gabriel Santana e Marcia Milagres
Edição de imagens: Márcia Botelho