'Live' com o músico Rodrigo Borges apoia campanha dos hospitais

Doações serão destinadas à aquisição de insumos para o HC, Risoleta Tolentino Neves e UPA Centro-sul

Rodrigo Borges:
Rodrigo Borges: discos gravados com grandes nomes da MPB
Isabella Bossi

Solidariedade e entretenimento são os objetivos da primeira live solidária da UFMG, que será realizada nesta quinta-feira, dia 30 de abril, a partir das 20h, com o músico Rodrigo Borges. A ação visa arrecadar recursos para a campanha de financiamento coletivo Colabore Hospitais UFMG (#ColaboreHospitaisUFMG), destinada à aquisição de medicamentos, insumos, equipamentos e contratação de serviços destinados ao Hospital das Clínicas (HC), ao Hospital Risoleta Tolentino Neves (HRTN) e à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Centro-sul, os dois últimos gerenciados pela Universidade e pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep).

A live, um pocket show, será transmitida pelo Instagram do artista e nos perfis oficiais da UFMG nas mídias sociais (@ufmg). “É a minha maneira de apoiar o movimento em prol dos hospitais da Universidade, onde eu tive o prazer de estudar. Vale lembrar que eu tive a honra de fazer parte da primeira turma da Rádio UFMG Educativa”, destaca o músico.

Para a reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida, o gesto do doutorando e músico é a expressão da generosidade com a Universidade, com o sistema público e com os profissionais da saúde. “Vamos, como nos convida Rodrigo em sua canção Qualquer palavra, 'beber a lua e brindar com o sol’. Vamos nos inspirar e projetar um tempo ‘de bem com vida e com o sonho’, de esperança e solidariedade”, afirma Sandra Goulart. “Sou muito grata ao Rodrigo Borges, pelo presente que ele nos concederá na noite de quinta-feira”, completa.

A expectativa é tentar realizar, ao menos, uma live solidária a cada 15 dias. O trabalho é uma iniciativa integrada das equipes de comunicação da UFMG, da Fundep, do Hospital das Clínicas e do Risoleta Neves. O projeto conta com apoio das diretorias de Cooperação Institucional (Copi) e de Ação Cultural da UFMG (DAC).

O músico
O cantor, compositor e instrumentista Rodrigo Borges cursa doutorado em Performance Musical na Escola de Música da UFMG, onde concluiu seu mestrado. Com 25 anos de carreira, já participou dos principais festivais e eventos culturais de Minas Gerais e projetos em São Paulo. Realizou gravações e performances ao lado de renomados artistas de diferentes gerações da música nacional e mineira, além de nomes do cenário internacional. Gravou dois CDs – com participações de Lenine, Lô Borges, Mart’nália, Otto e Toninho Horta – e um DVD, que teve participações de Milton Nascimento, Lô Borges, Daniel Jobim e Roger Deff.

A campanha
Lançada em 24 de março, a campanha de financiamento coletivo, desenvolvida pela UFMG, em parceria com o Instituto dos Advogados de Minas Gerais (IAMG) e a Fundep, já arrecadou mais de R$ 525.700. Além disso, a Justiça destinou mais R$ 4 milhões, oriundos de ação movida contra a Vale S.A., relacionada às consequências do rompimento da barragem de Córrego do Feijão, em Brumadinho. Os recursos dessa ação judicial estão sendo aplicados na compra de equipamentos como aparelhos de raios-x, ventiladores pulmonares, computadores e outros. Dessa fonte, o HC receberá produtos no total de R$ 1.788.400; o Risoleta Neves, total de R$ 1.561.779,30; a UPA, total de R$ 642.706,30.

Do valor arrecadado pela campanha, R$495.100 foram investidos em itens como peças para ventiladores pulmonares, produtos de limpeza e desinfecção, equipamentos de proteção individual, como máscaras, luvas e aventais, e recipientes para o álcool que está sendo produzido na Faculdade de Farmácia. Desse total, R$215 mil foram destinados ao Risoleta Neves, R$205 mil para o HC e R$75.100 para a UPA Centro Sul.

A campanha foi idealizada em virtude do aumento de atendimentos a pessoas diagnosticadas com Covid-19, demais síndromes respiratórias agudas e outras emergências, que juntos fizeram crescer a taxa de pacientes atendidos diariamente. As unidades de saúde vinculadas à UFMG – de atendimento básico e de alta complexidade – verificam queda expressiva em seus estoques e na capacidade de assistência à saúde.

A campanha de financiamento coletivo conta ainda com apoio institucional da Justiça Federal de Minas Gerais, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seção Minas Gerais, da Associação do Ministério Público de Minas Gerais e da Associação dos Juízes Federais de Minas Gerais.

Como colaborar
O volume arrecadado na campanha de financiamento coletivo é gerenciado pela Fundep. Os interessados em contribuir podem transferir qualquer valor para o Banco do Brasil (001), agência 1615-2, conta corrente 960.419-7 (CNPJ da Fundep: 18.720.938/0001-41). Também podem ser doados bens ou equipamentos; nesse caso, basta entrar em contato com a Diretoria de Cooperação Institucional da UFMG por meio dos telefones (31) 3409-4555 e (31) 99306-0348 ou do e-mail gab@copi.ufmg.br.

Eliane Estevão