Pesquisa e Inovação

Livro da Editora UFMG aborda a construção da ideia de América Latina no século 20

Volume é organizado por Eliana Dutra, da pós-graduação em História, e reúne pesquisadores da Argentina, do México, Uruguai e Brasil

'Continente por definir':
'Continente por definir': mecanismos culturais, discursivos e institucionaisImagem: Reprodução | Editora UFMG

Do México ao Chile e à Argentina, do Brasil ao Equador e ao Peru. Países muito diversos, com culturas e identidades próprias, criaram representações simbólicas e imaginárias de um corpo coletivo que marcou a história da América Latina no século 20. A construção da ideia de América Latina é o objeto do livro Continente por definir: as ideias de América no século XX (Editora UFMG), organizado pela professora Eliana de Freitas Dutra, do Programa de Pós-graduação em História da UFMG, e pelo professor Jorge Myers, Universidade Nacional de Quilmes, na Argentina.

Os capítulos são assinados por historiadores do México, Uruguai, Brasil e da Argentina. “Este livro trata das diversas formulações de ideia de América no interior da cultura intelectual e política latino-americana no século 20”, afirma Eliana Dutra, acrescentando que o americanismo foi mobilizado por ensaístas, editores, artistas e por homens de conhecimentos, todos empenhados na elaboração de projetos políticos e culturais de identidades para o continente.

A edição lança mão de um conjunto de estudos especializados que tratam da história concreta das postulações sobre uma identidade americana, explorando, sob dife­rentes vias analíticas, os mecanismos culturais, discursivos e institucionais por meio dos quais elas foram conden­sadas e defendidas. De acordo com os organizadores, o volume “se inscreve no rico e complexo âmbito dos debates americanistas que agita­ram o século 20 em nosso continente”.

Utopias, ideologias e mito
Como se lê na orelha do livro, “é do lugar da interrogação que os autores se pro­põem a seguir as trilhas organizadoras do mundo histórico-social no interior do pensamento latino-americano do século 20”. Continua o texto: “A ideia de América ultrapassa as definições formais e se acomoda mal à definição estrita e à delimitação de um conceito político e geográfico. O que dizer então do sentimento de latino-americanidade? Rebelde a uma apreensão simplista, ele se expande nas múltiplas experiências do vivido em diferentes regiões étnicas e culturais; na linguagem das utopias, das ideologias e do mito; na criatividade das manifestações estéticas e artísticas que tiveram o americanismo como motivo e inspiração.”

Os autores reunidos em Continente por definir elaboram reflexões que jogam luz sobre o papel dos intelectuais, ensaístas, editores, homens de conhecimento e artistas que atuaram como artífices de projetos políticos e culturais latino­-americanistas. “Desse esforço de cons­trução e autorrepresentação resultou um discurso performativo que conferiu dinamismo e inteligibilidade às ideias de América, que são exploradas neste livro”, escrevem os organizadores.

Doutora em História Social pela USP, Eliana Dutra é vice-presidente do International Committee of Historical Sciences. É autora dos livros Rebeldes literários na República e O ardil totalitário – Imaginário político no Brasil dos anos 30 (Editora UFMG, 2005 e 2012), e organizadora de Política, nação e edição (Annablume, 2006). Jorge Myers, mestre pela Universidade de Cambridge (Reino Unido) e doutor pela Universidade de Stanford (EUA), é autor, entre outras obras, de Orden y virtud: el discurso republicano del régimen rosista (EdiUNQ, 1995).

Livro: Continente por definir – As ideias de América no século XX
Organizadores: Eliana de Freitas Dutra e Jorge Myers