Livro da Editora UFMG refaz os passos do Grupo Sarandeiros

Em edição de luxo, obra conta a trajetória da companhia, que vem se destacando nos últimos 40 anos por divulgar as danças folclóricas brasileiras

svf
Obra é fonte de conhecimento e de pesquisa sobre as artes populares no paísCapa / Divulgação

Projeto de extensão e artístico da UFMG, o Grupo Sarandeiros é reconhecido como importante instrumento de divulgação da cultura nacional. Seus shows são caracterizados pela diversidade, pelo uso amplo de materiais cênicos e figurino variado. Parte da sua trajetória, que teve início em 1980, é revelada no livro Danças do Brasil: nos passos do Grupo Sarandeiros, organizado por Gustavo Pereira Côrtes e Petrônio Alves Ferreira, diretores do grupo.

A edição de luxo, com capa dura e vasto acervo de imagens, mostra o processo de criação do Sarandeiros e os principais momentos de sua trajetória. Segundo os autores, “o livro oferece uma oportunidade de conhecer e aprofundar o olhar sobre as artes populares no país, servindo como fonte de pesquisa e suporte para outros trabalhos que visem à valorização da cultura popular brasileira”.

O lançamento será neste sábado, dia 13, às 16h, na Funarte (Rua Januária, 68, Centro). O livro será vendido a R$ 79.

Às 18h, o grupo apresenta o espetáculo Danças do Brasil, a primeira apresentação após paralisação de 20 meses decorrente das restrições impostas pela pandemia de covid-19. Danças como bumba-meu-boi, caboclinhos do Recife, balaio, lundu, frevo e xaxado fazem parte do repertório do Sarandeiros.

O evento de lançamento do livro é gratuito, e os ingressos para o show serão vendidos na bilheteria do espaço. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3213-3084.

Grupo Sarandeiros
Sarandeiros fez 16 turnês internacionais e foi premiado em festival mundial de folclore no Canadá, em 2014Leonardo Barçante | Divulgação

O Grupo Sarandeiros
Fundado em 1980, na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), pelas professoras Vera Soares e Marilene Morais, o Grupo Sarandeiros já realizou 16 turnês internacionais. Apresentou-se na Bélgica e Alemanha (2001), Holanda (2001, 2016), Espanha e Itália (2003), Canadá (2003 e 2014), Catalunha (2004), Peru e Bulgária (2006), França (2007, 2016), Equador e Colômbia (2009), México (2010, 2016, 2017), Chile (2012), Argentina (2012, 2014), Guadalupe (2016) e Portugal (2018, 2019). Em 2014, recebeu o prêmio Coup de Coeur como melhor grupo do Festival Mondial de Folklore de Drummondville, no Canadá.

Sobre os organizadores
Diretor geral do Grupo Sarandeiros, Gustavo Pereira Côrtes é doutor em Artes da Cena pela Unicamp, mestre em Educação e graduado em Educação Física pela UFMG. Bailarino e coreógrafo profissional, é membro efetivo da Comissão Mineira de Folclore, docente do mestrado profissional em Artes e do mestrado profissional em Rede em Educação Física Escolar, ambos da UFMG.

Petrônio Alves Ferreira, diretor artístico do Sarandeiros, é mestre em Educação e licenciado em Educação Física pela UFMG. Também é bailarino profissional, professor de educação física em todos os níveis da educação básica e coordenador pedagógico no Colégio Santo Agostinho, em Contagem. Foi considerado o melhor bailarino no 5º Prêmio Sinparc de Artes Cênicas de Minas Gerais.

Com Assessoria de Comunicação da Editora UFMG