Pesquisa e Inovação

Em novo livro, João Antonio de Paula entrelaça UFMG ao desenvolvimento de Minas

Obra será lançada nesta sexta-feira, 9 de agosto, na Escola de Arquitetura

João Antonio: ligação afetiva e institucional
João Antonio: ligação afetiva e institucional Raphaella Dias | UFMG

Os caminhos de Minas e da UFMG se cruzaram em vários momentos nas últimas nove décadas. Uma cartografia histórica dessa interseção está descrita no livro A presença do espírito de Minas: a UFMG e o desenvolvimento de Minas Gerais (Editora UFMG), de autoria do professor João Antonio de Paula, da Faculdade de Ciências Econômicas (Face). 

Na obra, João Antonio, que é autor e organizador de mais de 20 livros, faz um resgate dos caminhos da Universidade desde o seu surgimento em Minas Gerais até os dias de hoje, passando pelo entrelaçamento com a construção do projeto republicano e da cidade de Belo Horizonte, pelo movimento modernista, pelas pesquisas em saúde e ações de sustentabilidade, pela expansão da Universidade, pelo aperfeiçoamento do seu projeto acadêmico e pelo planejamento e desenvolvimento de Minas. 

O livro reúne abrangente levantamento das contribuições oferecidas pela Universidade às mais diversas áreas no estado, ao mesmo tempo que a instituição se consolidava.

A obra, abordada em matéria publicada na edição 2.066 do Boletim UFMG, será lançada nesta sexta-feira, 9 de agosto, a partir das 19h, na Escola de Arquitetura da UFMG (Rua Paraíba, 697, Funcionários).