Notícias Externas

Livro Frankenstein completa aniversário de 200 anos de publicação

Obra foi escrita pela britânica Mary Shelley, que tinha apenas 18 anos quando finalizou o texto

Frontispício de uma edição inglesa de Frankenstein, publicada pela Colburn and Bentley, em 1831
Frontispício de uma edição inglesa de Frankenstein, publicada pela Colburn and Bentley, em 1831 Theodor von Holst / Domínio público

Há 200 anos, em janeiro de 1818, era publicada uma das obras de maior impacto na história da literatura. Escrita por uma mulher, e trazendo discussões polêmicas sobre ciência e religião, a história de Frankenstein se tornou um ícone para o gênero do terror na literatura e, posteriormente, no cinema. O livro foi escrito pela britânica Mary Shelley, que tinha apenas 18 anos quando finalizou a obra.

A inspiração veio em uma noite fria e com muita ventania na Suíça, onde, acompanhada de seu marido e um amigo do casal, Lorde Byron, Shelley decidiu contar uma história de terror.

A obra Frankenstein foi responsável também por gerar estudos como os da pesquisadora Talita Cassemiro Paiva Alves, desenvolvido no Programa de Pós-graduação em Estudos Literários da UFMG. Na graduação, ela estudou a relação da obra com o poema Paraíso Perdido, de John Milton. Agora, Talita pesquisa o mito e a herança mitológica presentes em Frankenstein.

“O livro não foi muito bem recebido porque as pessoas da época não estavam preparadas para um livro com ideias tão avançadas. Para os religiosos, a ideia de uma criação sem nenhuma intervenção divina era absurda”, explicou Talita Alves, em entrevista ao programa Universo Literário, da Rádio UFMG Educativa, nesta terça-feira, 23 de janeiro.

ouca-a-conversa-com-michelle-bruck-23-01-2018.mp3

A obra Frankenstein pode ser lida gratuitamente na internet, em sites como o Portal Domínio Público.