Notícias Externas

Livro infantil 'Minha Valente Avó' narra a história de Maria Prestes

Livro foi escrito por Ana Prestes, Andreia Prestes e Edu Prestes, netos de Maria e Luiz Carlos Prestes, importantes militantes contra a ditadura militar

Livro traz ilustrações de Marilia Pirillo
Livro traz ilustrações de Marilia Pirillo Imagem: Divulgação

Há mais de 50 anos, o Brasil vivenciava o início da ditadura militar, que se arrastaria por mais de 20 anos. Com a perseguição e o desaparecimento de diversas figuras que lutaram pela liberdade e pelo fim da repressão, muitas histórias se perderam pelo caminho. As memórias de luta e resistência são, muitas vezes, cultivadas e resgatadas pelas famílias dos perseguidos e desaparecidos políticos, mas continuam sendo narrativas ainda distantes do olhar da sociedade.

Na tentativa de preencher essa lacuna e eternizar a história de uma mulher revolucionária, o livro infantil Minha Valente Avó apresenta a história de Maria Prestes, uma das mais importantes militantes contra a ditadura durante o regime militar. Os autores Andreia Prestes, Edu Prestes e Ana Prestes, netos de Maria, criam uma narrativa delicada a fim de resgatar a história da mulher que, ao lado do companheiro Luiz Carlos Prestes, dedicou a vida à defesa do Brasil.

O livro traz episódios sobre a história do país contados por uma avó que vai buscar sua neta na saída da escola e, no caminho, compartilha relatos corajosos dos seus 90 anos de vida. Com ilustrações de Marilia Pirilo, Minha Valente Avó evidencia o valor da liberdade por meio das experiências árduas do período de ditadura e o do afeto entre neta e avó.

O livro foi lançado pela editora Quase Oito e pode ser encontrado em seu site.
Para saber mais sobre o livro Minha Valente Avó, o programa Universo Literário recebeu em entrevista uma das autoras e netas da Maria Prestes, a escritora Ana Prestes.

Ouça a conversa com Michelle Bruck

Produção: Laura Portugal e Marden Ferreira
Publicação: Alexandre Miranda, sob orientação de Hugo Rafael