Notícias Externas

Livro narra origem do nome da Savassi

Obra tem como pano de fundo a história da antiga padaria Savassi, fundada em 1940

.
. Reprodução

“Elevada ao status de bairro depois de ser desmembrada do Funcionários, em 2006, a antiga região da Savassi, em Belo Horizonte, surgiu de uma praça cujo apelido foi herdado da panificadora mais conhecida da cidade. Em torno dela, no início dos anos 1940, formou-se a Turma da Savassi, que por duas décadas reuniu jovens festeiros e briguentos que fizeram fama. Se a padaria deu nome à turma, há quem diga que foi a turma que popularizou o nome e também a região que virou bairro.”

Assim começa o livro A Turma da Savassi… que virou nome de bairro, do escritor e jornalista Jorge Fernando dos Santos. Na obra, o jornalista conta a história do bairro que ocupa o imaginário e o histórico de agitação social da capital mineira. O livro tem como pano de fundo a história da antiga padaria Savassi, fundada em 1940, quando a Praça Diogo de Vasconcelos era, na verdade, chamada de Praça Treze de Maio.

Nesta sexta-feira, 15, o autor Jorge Fernando dos Santos falou sobre o livro em entrevista ao programa Universo Literário, da Rádio UFMG Educativa.

ouca-a-conversa-com-michelle-bruck-15-06-2018.mp3

O lançamento do livro será na terça-feira, 19, às 19h30, na Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia, 1.466, Lourdes). O livro pode ser comprado no site da Quixote + Do, Editoras Associadas.

Produção de Giulliana Santos, sob orientação de Hugo Rafael