Percepção pública da C & T em Minas Gerais é tema de livro que será lançado amanhã
O livro Os mineiros e a ciência, que apresenta métodos e resultados da primeira enquete sobre percepção pública da ciência em Minas Gerais, será lançado neste sábado, às 11h, na cafeteria do Espaço do Conhecimento UFMG, durante a segunda edição da Mostra Inova Minas Fapemig.
Financiada, assim como a pesquisa, pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), a obra é organizada pelos professores da UFMG Yurij Castelfranchi, coordenador do Observatório Interdisciplinar InCiTe (Inovação, Cidadania, Tecnociência), e Elaine Vilela.
A pesquisa teve foco no interesse, nas atitudes e na forma como os mineiros procuram ou recebem informações sobre o tema, além de explorar questões relacionadas a valores, para conhecer quanto o posicionamento político, religioso e moral interfere na percepção sobre ciência e tecnologia. Segundo os organizadores, a consideração de valores e contexto de vida é inovadora em trabalhos do gênero.
"Como um dos principais resultados desse trabalho, confirmamos que, no Brasil, diferentemente do que apontam estudos sobre países europeus, fatores socioeconômicos e demográficos, como renda e escolaridade, não são tão relevantes para determinar o grau de otimismo e confiança das pessoas na ciência. Os valores pesam tanto quanto", afirma Elaine Vilela.
Além de Castelfranchi e Elaine Vilela, o livro tem como autores Ildeu de Castro Moreira, vice-presidente da SBPC, Luisa Massarani, pesquisadora em comunicação científica da Fundação Oswaldo Cruz, Solange Simões, professora da Eastern Michigan University (EUA), e Vanessa Fagundes, coordenadora de Comunicação Científica e Tecnológica da Fapemig e diretora de redação da revista Minas Faz Ciência. Alguns dos autores conversarão com o público durante o evento de lançamento.
O Espaço do Conhecimento UFMG fica na Praça da Liberdade, 700.
Livro: Os mineiros e a ciência
Autores: Yurij Castelfranchi (org.), Elaine Vilela (org.), Ildeu de Castro Moreira, Luisa Massarani, Solange Simões e Vanessa Fagundes
Editora KMA
Apoio: Fapemig
166 páginas
(Com Assessoria de Comunicação da Fapemig)