Notícias Externas

Livro resgata memórias do 'Tribunascope', festival internacional de cinema realizado em Curitiba

Historiador Vidal Antônio de Azevedo Costa foi o convidado do programa Noite Ilustrada desta terça-feira, 18

Plateia recepciona a atriz Janet Leight, estrela de 'Psicose', no 5º Tribunascope, em 13 de abril de 1964
Plateia recepciona a atriz Janet Leight, estrela de 'Psicose', no 5º Tribunascope, em 13 de abril de 1964 Foto: Acervo da Diretoria de Patrimônio Cultural da Fundação Cultural de Curitiba

Entre o fim da década de 50 e o início da década de 60, a cidade de Curitiba, no sul do Brasil, foi sede de um festival internacional de cinema que, em seu auge, chegou a receber a presença de personagens ilustres de Hollywood, como o ator Anthony Perkins e a atriz Janet Leigh. Nomes que estrelaram um dos maiores clássicos do cinema mundial: o filme Psicose, de Alfred Hichtcock. Realizado fora do eixo Rio-São Paulo, o Festival Internacional de Cinema Tribunascope de Ouro, promovido pelo jornal A Tribuna do Paraná, se dedicava à premiação dos melhores representantes do cinema nacional e internacional, em diversas categorias. 

Além da exibição de filmes e da premiação, as últimas edições adotaram também uma Calçada da Fama, na qual os artistas deixavam suas assinaturas. Depois da última edição, em 1965, o Tribunascope começou a desaparecer da memória do cinema nacional. Na década de 1990, Maria Christina Baptista Pinto e Vidal Antônio de Azevedo Costa, então estudantes de história na Universidade Federal do Paraná, decidiram resgatar a memória do Trbunascope, por meio de um trabalho de conclusão de curso. Cerca de 30 anos depois, os dois historiadores voltaram a olhar para o evento num processo de pesquisa que resultou no livro Tribunascope: de Calçada da Fama à Guia da Calçada; memórias de um festival internacional de cinema. Editado por Tatiana Marchette e lançado pela Factum Editora, a obra faz parte da coleção A Capital, que reúne obras com foco em fatos históricos da capital paranaense.

Nesta terça-feira, 18, o historiador Vidal Costa foi o convidado do programa Noite Ilustrada, da Rádio UFMG Educativa, para um bate-papo com o apresentador Luiz Fernando Freitas.

Ouça a conversa no SoundCloud.

Produção: Hugo Rafael