Pesquisa e Inovação

Livro sobre divas da música pop é lançado por grupos de pesquisa da UFMG e UFPE

Publicação e temática foram assunto de entrevista no programa Expresso, 104,5

No último domingo, 14, ocorreu a edição de número 63 do Grammy Awards, maior premiação da indústria musical dos Estados Unidos. No evento, o destaque das principais categorias foram as mulheres. Beyoncé levou quatro prêmios e se tornou a mulher com mais Grammys da história, com 28 conquistas, empatou com o produtor Quincy Jones e só perde para o maestro Georg Solti, que ganhou 31 vezes. Taylor Swift também foi a primeira mulher a receber pela terceira vez a categoria álbum do ano. Everything I Wanted, de Billie Eilish, foi a melhor gravação. Megan Thee Stallion, a artista revelação, e HER ganhou, com I Can’t Breathe, a categoria música do ano. 

No início deste mês, o selo PPGCOM, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG, lançou, em parceria com o Grupo de Pesquisa de Comunicação, Música e Cultura Pop (Grupop), da Universidade Federal de Pernambuco, o livro Divas Pop: O corpo-som das cantoras na cultura midiática. A publicação reúne doze artigos sobre cantoras. No programa Expresso 104,5, da Rádio UFMG Educativa, o professor e coordenador do Grupop, Thiago Soares, um dos organizadores do livro, falou sobre o destaque feminino e as discussões sobre divas pop na cultura midiática. A entrevista foi ao ar na terça-feira, 16.

Ouça a conversa com Filipe Sartoreto

Produção de Isadora Oliveira e Filipe Sartoreto