Notícias Externas

Livro analisa histórico de políticas culturais em BH e região

Obra de rafael Aquino é fruto de pesquisa de mestrado defendida na PUC Minas

.
Rafael Aquino: falta continuidade nas políticas culturais. Reprodução Facebook Rafael Aquino

Democratização cultural, leis de incentivo, políticas culturais, diferentes formas de financiamento da cultura, são vários os temas que o livro Políticas de Cultura nos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte aborda. Fruto de uma dissertação de mestrado em Ciências Sociais defendida na PUC Minas, a obra é a primeira publicação do ativista cultural Rafael Aquino. Nela, o autor traz uma análise dos fatores que influenciam os municípios a cumprirem com o dever de proteger, apoiar, promover e garantir o exercício dos direitos culturais. Realizada entre 2015 e 2017, a pesquisa é bastante atual diante da situação política vivenciada no país, pois apresenta um apanhado histórico sobre o desenvolvimento das políticas culturais nos âmbitos federal e estadual.

O próprio Rafael Aquino, que é cientista político e coordenador de projetos da associação Move Cultura, conversou com o programa Noite ilustrada, da rádio UFMG Educativa, nessa quarta-feira,16.

Ouça a conversa com Luiz Fernando Freitas 16-01-2019.mp3

O livro "Políticas de Cultura nos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte” será lançado nesta quinta, 17, às 19h, na Regional Vargem das Flores, em Contagem. O autor Rafael Aquino vai participar ainda de uma roda de conversa sobre o tema “Cultura e desenvolvimento local”. O encontro vai ser na Casa de Apoio à Criança Carente de Contagem - Rua VL 06, 1880, Nova Contagem. Para mais informações, é só ligar no 3392-9199.

Em breve a obra estará à venda na Livraria Popular, em Contagem, e nas livrarias Bantu e Quixote, em Belo Horizonte. Cópias também podem ser solicitadas pelo e-mail emaildoaquino@gmail.com.

Produção: João Rezende, sob orientação de Hugo Rafael e Luíza Glória