Pesquisa e Inovação

Livro trata de memória cultural e patrimônio no Brasil e na Europa

Lançamento de volume, organizado por Ivan Domingues, da Fafich, será nesta sexta, em BH

..........

Fino Traço Editora

Será lançado nesta sexta-feira, 19, em Belo Horizonte, o primeiro volume da coleção Léxico Conceitual Brasil-Europa, que aborda Memória cultural e patrimônio. Organizada pelos professores Ivan Domingues, do Departamento de Filosofia da UFMG, e Roberto Vecchi, da Universitá di Bologna (Itália), a obra resulta de parceria do Centro de Estudos Europeus da UFMG e do grupo de pesquisadores da instituição italiana.

O volume reúne abordagem teórica dos léxicos memória cultural e patrimônio a uma discussão acerca da diversidade cultural entre Brasil e Europa, envolvendo culturas indígenas, literatura, arte barroca, entre muitos outros aspectos.

Os textos são fruto de trabalho colaborativo em torno do Cebral (Conceptual Euro-Brazilian Lexicon), “plataforma aberta e ampla”, segundo o texto de orelha, “capaz de transformar em profundidade, a partir de recorte científico aparente e erroneamente confinado ao âmbito das ciências humanas, as relações e os diálogos não só científicos, mas também institucionais, políticos, culturais e sociais” entre os dois lados do Atlântico.

Os professores da UFMG que assinam capítulos são Alexandre Mendes Cunha (Faculdade de Ciências Econômicas), Ana Maria Rabelo Gomes (Faculdade de Educação), Myriam Ávila, Graciela Ravetti e Sabrina Sedlmayer (Faculdade de Letras).

O livro, produzido pela Fino Traço Editora, tem 244 páginas e preço de capa de R$ 55. O evento de lançamento será na Livraria da Rua (Rua Antônio de Albuquerque, 913, Savassi), com início às 18h.