Notícias Externas

'Louca sintonia', da Rádio UFMG Educativa, ganha formato de pílula

Produzido a distância pelos usuários do Centro de Convivência São Paulo, programa está sendo veiculado nesta semana

A 12ª do Louca Sintonia será veiculado de 14 a 18 de dezembro
Especial 'Louca  sintonia' ganha novo formato na 12ª ediçãoFoto: Divulgação

O programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa (104,5 FM), está veiculando, nesta semana, a 12ª edição do especial Louca sintonia. Realizado pelos usuários do Centro de Convivência São Paulo, na Região Nordeste de Belo Horizonte, a produção aborda a luta antimanicomial e promove a discussão de questões relativas ao universo da saúde mental, com depoimentos, reflexões, covers musicais, paródias e poesia. 

Os usuários participam de todo o processo de produção, desde a locução até a seleção musical, com mediação da equipe de produção da emissora e de integrantes do projeto de extensão Rádio e saúde mental em sintonia com a cidade, vinculado ao Departamento de Terapia Ocupacional da UFMG, coordenado pela professora Regina Celi Fonseca Ribeiro.

O Louca sintonia é apresentado semestralmente desde 2014, quando, em visita guiada à Rádio UFMG Educativa, os usuários do centro de convivência tiveram a ideia de desenvolvê-lo. Em 2020, por causa da pandemia de covid-19, a produção do programa foi comprometida, e não houve a veiculação na primeira metade do ano. Para o segundo semestre, a equipe reorganizou-se para produzi-lo de forma remota e fez a proposta de novo formato: em vez de um programa único de uma hora de duração, serão veiculadas cinco pílulas até sexta-feira, dia 18, sempre às 11h20.

Ouça aqui os programas da temporada:

'Louca Sintonia' 12/01
'Louca Sintonia' 12/02
'Louca Sintonia' 12/03
'Louca Sintonia', 12/04
'Louca Sintonia', 12/05