Arte e Cultura

Projeto 'Lugares imaginários' revela memórias dos moradores de Tiradentes

Trabalho de grupo da EBA registrado em vídeos, fotos, áudios e ilustrações será mostrado a partir de hoje na cidade histórica

Grupo coletou memórias de residentes da cidade histórica
Grupo coletou memórias de residentes da cidade histórica Reprodução /Lugares Imaginários em Tiradentes

Passados quatro meses do início de sua residência artística em Tiradentes, o professor Carlos Henrique Falci, do Departamento de Fotografia e Cinema da Escola de Belas Artes, mostra os resultados do trabalho desenvolvido na cidade, onde coletou memórias de moradores para o projeto Lugares imaginários em Tiradentes. O resultado será apresentado a partir de hoje, dia 7, em intervenções em cinco bairros, e em exposição no Sobrado Quatro Cantos. O trabalho foi desenvolvido no âmbito do Programa Professor Residente, coordenado pela Diretoria de Ação Cultural (DAC).

Movidos pela pergunta “como as narrativas dos moradores da cidade podem criar lugares de memória em Tiradentes?”, o grupo de pesquisa Figuras da Memória, liderado por Falci, partiu em busca de memórias de moradores de bairros fora do centro histórico da cidade. Ele reuniu relatos e lembranças sobre como vivem e convivem com a parte histórica da cidade. O trabalho foi registrado em vídeos, fotos, áudios e ilustrações.

Nostalgia boa
“Foram quatro meses muito ricos para compreender quem são essas pessoas, como elas entendem a cidade, seu olhar crítico e como eles enxergam os outros espaços. Foi uma nostalgia boa. Tem gente que fala com certa tristeza, mas há quem reconhece que a cidade ainda preserva algumas coisas”, comenta Falci.

A "devolução" dessa memória, que começa hoje, vai até 14 de dezembro, nos bairros Pacu, Mococa, Alto da Torre, Cascalho e Várzea de Baixo. Caixas de som com depoimentos, cartões postais com ilustrações criadas com base nos relatos dos moradores e caixa de memórias que convida os visitantes a compartilhar suas lembranças compõem a exposição.

O Sobrado Quatro Cantos, no centro histórico de Tiradentes (Rua Direita, 5), abriga exposição de fotos sobre as memórias dos bairros, além dos áudios coletados e os cartões postais. Hoje, na abertura da exposição, haverá projeção das fotos na fachada do Museu Casa Padre Toledo. A exposição permanece em cartaz até 27 de janeiro.

Mais informações sobre o projeto Lugares imaginários em Tiradentes estão disponíveis no Facebook. Assista ao vídeo de divulgação do projeto: