Pessoas

À mestra, com carinho: em cartas, educadores homenageiam Magda Soares

Depoimentos reunidos em e-book destacam a trajetória de uma das maiores autoridades em alfabetização; organizadora falou sobre o livro à Rádio UFMG Educativa

Em 2017, Magda Becker Soares venceu o Prêmio Jabuti na categoria educação e pedagogia
Em 2017, Magda Becker Soares venceu o Prêmio Jabuti na categoria educação e pedagogia Foca Lisboa | UFMG

A professora Magda Becker Soares é uma das maiores autoridades no campo da alfabetização. A educadora ficou conhecida nas últimas décadas por seus livros didáticos de língua portuguesa e foi uma das fundadoras do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale) da Faculdade de Educação da UFMG.

Neste mês, o mesmo Ceale que Magda ajudou a criar presta homenagem à professora com o e-book Cartas para Magda. O livro reúne depoimentos de pessoas influenciadas direta ou indiretamente por seu trabalho, como professores, colegas, amigos e estudantes.

Nesta quarta-feira, 20, uma das organizadoras do livro, a professora Francisca Maciel, da Faculdade de Medicina, participou do programa Universo Literário, da Rádio UFMG Educativa, apresentado por Michelle Bruck, e deu mais detalhes sobre o e-book. Segundo Maciel, a ideia da publicação surgiu durante as celebrações de 30 anos do Ceale, no ano passado. 

Ouça a entrevista completa no SoundCloud.

Cartas para Magda, publicado pela Parábola Editorial, está disponível gratuitamente no site do Ceale. A live de lançamento do e-book, realizada no Dia do Professor, 15 de outubro, está gravada no canal da Parábola Editorial no YouTube.


(Produção: Alexandre Miranda, sob orientação de Hugo Rafael e Luíza Glória / Publicação: Carlos Ortega, sob orientação de Hugo Rafael)