Arte e Cultura

Descontos e espetáculos: mais de 50 editoras participam da Festa do Livro na UFMG

Neste ano, editoras independentes também participarão do evento, de 27 a 30 de março; assista ao vídeo da TV UFMG

9ª Feira Universitária do Livro da UFMG - 20 a 22 de março de 2018
Campus Pampulha da UFMG
Estandes são montados na Praça de Serviços, campus PampulhaFoto: Ana Luiza Araujo | UFMG

O número de editoras confirmadas para a Festa do Livro UFMG subiu para 53. Serão 44 editoras tradicionais e nove independentes.

Como de praxe, os livros serão vendidos com descontos que partem de 40% sobre o preço de capa das obras, incluindo os lançamentos. O evento será realizado de 27 a 30 de março na Praça de Serviços do campus Pampulha, em Belo Horizonte.

“Abrir espaço para as editoras independentes estarem conosco no evento é fortalecer o diálogo da Universidade com elas”, explica Flavio Carsalade, diretor da Editora UFMG. Os estantes de venda poderão ser visitados das 9h às 21h.

As editoras confirmadas para o evento são ABEU, Aletria, Autêntica, Bazar do Tempo, Boitempo, Catapoesia Editora Cartonera, Chão da Feira, Companhia das Letras, Cora Editora, DarkSide, Editora 34, Editora Javali, Editora UFMG, Editora Venas Abiertas, Editus, EdUFSCar, Edusp, Elefante, Entretantas Edições, Exitus, Expressão Popular, Fino Traço, Fiocruz, Fósforo, Global, HarperCollins Brasil, Impressões de Minas, L&PM, Lote 42, Malê, Martin Claret, Mazza, MRN Editora, Mulheres em Letras, Oficina de Textos, Olhares, Páginas Editora, PUC Minas, Quintal Edições, Quixote, Record, Relicário, Senac, Sesc, SQN Biblioteca, Todavia, Ubu, UEFS, UFABC, UFPR, Unesp, Unicamp e Vozes.

O site da Festa do Livro apresenta a lista das obras que serão vendidas por cada editora.

Programação cultural
Realizada em parceria com a Pró-reitoria de Cultura (Procult), a Festa do Livro UFMG foi ampliada este ano, agregando eventos de arte e cultura à sua programação. Serão três apresentações no auditório da Reitoria.

No dia 28, terça-feira, às 17h30, o Ars Nova – Coral da UFMG apresenta o concerto Canto literário. Sob regência do maestro Lincoln Andrade, o coro vai interpretar canções de Milton Nascimento. No dia seguinte, 29, o Grupo Sarandeiros apresenta o espetáculo Nos passos do Grupo Sarandeiros: 40+2 anos de histórias, às 12h30.

No dia 30, também ao meio-dia e meia, o Grupo Bambulha fará o espetáculo A casa de bambu, formado por repertório autoral e músicas da cultura popular brasileira e estrangeira. Por fim, também integra a programação a aula inaugural do curso de Edição da Faculdade de Letras (Fale), que será ministrada no dia 29, às 19h, no auditório Graciela Ravetti (Sala 1007), na Faculdade de Letras.

A aula terá o tema A edição universitária no Brasil e será ministrada pela diretoria da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (Abeu).

A TV UFMG produziu um vídeo sobre a Festa do Livro.