Institucional

Manutenção da qualidade e do clima de confiança é desafio para novos gestores do TU e do CP

Fernando Limoeiro saudou os empossados lendo um poema de cordel de sua autoria
Fernando Limoeiro saudou os empossados lendo um poema de cordel de sua autoria Matheus Espíndola

Ao se dirigir aos novos gestores do Teatro Universitário (TU) e do Centro Pedagógico (CP), a diretora geral da Escola de Educação Básica e Profissional (Ebap) da UFMG, Tânia Margarida Costa Lima, disse esperar que eles "mantenham a qualidade e o clima de confiança" que prevalecem nas instituições.

A cerimônia de posse foi realizada na noite de ontem, 18 de agosto, no auditório Neidson Rodrigues, da Faculdade de Educação. No TU, assumiram Helena Leite e Tereza Bruzzi como diretora e vice, respectivamente. No CP, foram empossados os professores Santer Alvares e Elânia de Oliveira. “Líderes têm que ser propositivos e motivadores e garantir a participação da comunidade nas decisões da escola”, disse Tânia Costa.

O professor do TU Fernando Limoeiro saudou os novos diretores com a leitura de um poema de cordel de sua autoria. Limoeiro lembrou que “liderar é vocação para desatar os nós” e “exige sempre atenuar a palavra e exercer a escutatória”. Ao fim, deixou uma mensagem de otimismo: “Fizemos a escolha certa".

O professor Evandro Balbino, por sua vez, deu as boas-vindas à nova direção do CP e recomendou: “O diálogo será essencial para que a gestão seja a melhor possível”.

Pernas curtas e eficientes

A professora Maria Clara Lemos, que entregou o cargo de diretora do TU, comparou a unidade a um anão, que "tem o corpo pequeno, porém completo”. “As pernas são curtas, mas eficientes. Vários passos têm sido dados para nosso crescimento, com apoio da Ebap e da Reitoria, que têm promovido na Universidade o entendimento sobre a importância da arte”, disse.

A sintonia entre professores, alunos e técnicos no TU foi destacada pela diretora empossada, Helena Leite [foto abaixo]: “Temos um ambiente onde é possível olhar para cada um, pensar junto, discutir e resolver as situações”. Segundo ela, “arte e universidade são palavras que parecem combinar”. “Nosso sonho é que a arte possa contribuir nas relações humanas de todas as universidades”, refletiu.

Helena Leite assina termo de posse
Helena Leite assina termo de posse Matheus Espíndola

Segundo o novo diretor do CP, Santer Alvares [foto abaixo], a unidade conta com uma equipe que “veste a camisa da educação básica e do serviço público”. “Buscamos a formação docente sempre com o objetivo da máxima qualidade”, disse Santer, para quem o Centro é lugar de descobertas, companheirismo e superação de desafios.

Santer Alvares: qualidade na formação docente
Santer Alvares: qualidade na formação docente Matheus Espíndola

Arte de resistir

No encerramento da cerimônia, o reitor Jaime Ramírez refletiu sobre as razões que levam um professor a pleitear um cargo administrativo na Universidade. “Só há uma resposta: a paixão pelo ofício”, asseverou. Ele disse que as duas unidades terão de superar desafios para se manter como referências em seus campos de atuação: “É preciso ponderar, de maneira madura e crítica, se o modelo vigente é o melhor, se podemos avançar nele ou alterá-lo organizacionalmente”.

Ao fim, Jaime Ramírez disse que a comunidade acadêmica deve estar disposta a defender o ensino público e gratuito em todos os níveis da educação. “O governo interino vem dando claros sinais de que haverá mudança radical nesse campo. Por isso, precisamos nos organizar e exercer a arte de resistir”, encerrou.