Extensão

Mara Telles, Marcio Pochman e Rudá Ricci debatem momento do Brasil nesta terça

Especialistas vão conduzir discussão com a comunidade acadêmica sobre política, economia e sociedade

Marcio Pochman, da Unicamp, ex-presidente do Ipea
Marcio Pochman, da Unicamp, ex-presidente do Ipea Rochele Zandavalli / UFRGS

A realidade brasileira – sob os ângulos da política, da economia e da sociedade – será o tema de debate que será realizado nesta terça, 7, a partir das 14h, no auditório da Reitoria. O evento, promovido pelo Sindicato Nacional dos Técnicos de Nível Superior das Instituições Federais de Ensino Superior (Atens), vai reunir a cientista política Helcimara Telles, da UFMG, e o economista Marcio Pochman, da Unicamp, ex-presidente do Ipea, com mediação do sociólogo Rudá Ricci.

Helcimara Telles, da UFMG, é presidente da regional Sudeste da Associação Brasileira de Ciência Política
Helcimara Telles, da UFMG, é presidente da regional Sudeste da Associação Brasileira de Ciência Política Arquivo pessoal

O objetivo é criar oportunidade para a discussão, no seio da comunidade acadêmica, sobre o “momento conturbado” que vive o Brasil, de acordo com Cida Campana, servidora da UFMG e diretora de política sindical do Atens. “Nossa preocupação é com as ações do governo que podem levar ao desmonte das universidades e do serviço público de maneira geral”, afirma.

Para Rudá Ricci, este é o primeiro momento, depois da ditadura militar, em que, numa série de situações, a opinião da maioria não é levada em consideração. “A população é intimidada, e seus representantes não a representam”, comenta o diretor do Instituto Cultiva e membro do Observatório Internacional da Democracia Representativa.

A participação no debate é aberta à comunidade. Outras informações estão na página do evento no Facebook.