Arte e Cultura

Maria Gabriela Llansol é tema de atividades do Festival de Inverno

Exposição, oficina e residência no Centro Cultural UFMG celebram a obra da poeta portuguesa

Manuscrito assinado por Maria Gabriela Llansol
Manuscrito assinado por Maria Gabriela Llansol Foto: Reprodução/Centro Cultural UFMG

Conhecida por uma poética que flerta com o inaudível e o vazio, e abarcando o mistério dos seres viventes em sua obra, a poeta portuguesa Maria Gabriela Llansol (1931-2008) será lembrada em atividades gratuitas realizadas no Centro Cultural UFMG, dentro da programação do 55º Festival de Inverno UFMG.

A residência Por amor ao gesto e a oficina (A) Bordar a Escrita dialogam com a exposição Cartas aos escritores do meu ramo. De Maria Gabriela Llansol, que será aberta nesta quinta-feira, 20, também no Centro Cultural UFMG, com curadoria de Lucia Castello Branco e Angela Castelo Branco.

Na exposição, Lucia Castello Branco, escritora e professora da Faculdade de Letras da UFMG, apresenta cartas e documentos trocados ao longo de anos de convívio poético e literário com a poeta portuguesa.

A residência e a oficina, por sua vez, serão ministradas pela poeta e arte-educadora Angela Castelo Branco, que propõe a leitura de fragmentos, texturas, gestos e materialidades das cartas enviadas de Llansol para Lucia e seus alunos, criando intervenções, esculturas têxteis e um ambiente de ateliê aberto.

Outras bordas e fronteiras
Nesta terça-feira, 18 de julho, Angela Castelo Branco falou sobre a obra de Llansol e as atividades do Festival de Inverno durante entrevista concedida à apresentadora Michelle Bruck no programa Universo Literário, da Rádio UFMG Educativa (104,5 FM). 

A arte-educadora detalhou como as atividades foram planejadas, com dois dias de residência em contato com as cartas da escritora portuguesa para preparar o ambiente de ateliê aberto da oficina de costura, bordado, leitura e escrita. "Esse é um diálogo para frequentarmos outras fronteiras e bordas, de estarmos juntos nesse ambiente da criação. Eu acho que isso dialoga muito com o Festival como um todo", refletiu.

Ouça a entrevista completa 

A residência será realizada nos dias 23 e 24 de julho, das 9h às 12h, na Sala de Experimentação de Imagem do Centro Cultural da UFMG (Avenida Santos Dumont, 174, Centro - Belo Horizonte). São oferecidas 12 vagas, e não é necessário fazer inscrição prévia. A classificação etária é de 18 anos.

A oficina de cartas bordadas será realizada nos dias 24, 25 e 26, das 14h às 18h, também no Centro Cultural. As inscrições para a atividade estão encerradas.