Pessoas

Quatro mulheres e o desafio de conciliar maternidade e ciência

Embaixadoras do projeto 'Parent in science' são focalizadas em série da TV UFMG

O projeto Parent in science tem promovido discussões sobre o impacto da chegada dos filhos na carreira de cientistas no Brasil, principalmente das mulheres. As professoras Viviane Alves (Instituto de Ciências Biológicas), Lívia Zina (Faculdade de Odontologia) e Rosaline Silva (Instituto de Geociências) e as pós-graduandas Bianca Retes Carvalho (Antropologia) e Gisele Camilo da Mata (Educação) são as novas embaixadoras da UFMG na iniciativa, que também conta com 18 cientistas na coordenação e outras 73 embaixadoras de centros de pesquisa de várias partes do país.   

Neste mês, a TV UFMG produziu série com quatro reportagens para mostrar o dia a dia das pesquisadoras da Universidade. As reportagens também abordaram assuntos que integram a pauta do Parent in science, como políticas de apoio à maternidade, presença de minorias na ciência e desafios de conciliar a carreira com filhos com deficiência. 

A série foi inaugurada com a professora Rosaline Silva.

Na segunda reportagem, a professora Lívia Zina aborda as políticas de apoio às mães cientistas.

Gisele Camilo da Mata fala da importância da rede de apoio para as mães cientistas e sobre os desafios de conciliar a carreira com filhos com deficiência.

No último episódio, Viviane Alves conta sua rotina de mãe e pesquisadora. Ela também aborda a presença de minorias na ciência.

Entrevistadas: Rosaline Figueiredo e Silva, professora do Departamento de Geologia do IGC, Lívia Zina, professora do Departamento de Odontologia Social e Preventiva da Faculdade de Odontologia, Gisele Camilo da Mata, estudante do mestrado profissional em Educação da UFMG, e Viviane Alves, professora do Departamento de Microbiologia do ICB

Equipe: Maria Carolina Martins (produção), Marcelo Duarte e Marcia Botelho (edição de imagens), Jessika Viveiros (edição de conteúdo)