Matrícula em Formações Transversais começa na próxima semana

Destinadas a estudantes da graduação e da pós, as nove FTs abordam temas como inovação, diversidade, direitos humanos e sexualidade

Uma das formações trata de
Uma das formações trata de "culturas em movimento e processos criativos" Pagina da Formação Transversal no Facebook

Nos dias 12 e 13 de maio, durante a terceira fase da matrícula, os estudantes de graduação poderão se matricular, pelo Siga, nas disciplinas das nove Formações Transversais (FTs) oferecidas pela UFMG. Para as disciplinas do núcleo avançado e para os estudantes de pós-graduação, a matrícula será até o dia 17 de maio. As orientações estão disponíveis no informativo. No caso de matrícula isolada, o prazo será até 20 de maio (leia as instruções).

O catálogo das disciplinas contém a estrutura curricular das Formações Transversais, as ementas e a forma de integralização para a obtenção do certificado para os estudantes de Graduação. A relação das atividades acadêmicas curriculares que serão ofertadas no primeiro semestre de 2021, com dados como número de vagas, carga horária e horários das disciplinas, também já está disponível.

Mais informações podem ser obtidas no site da Pró-reitoria de Graduação e na Secretaria da Formações Transversais, pelo telefone (31) 3409-6590 e pelo e-mail transversal@prograd.ufmg.br.

Grandes questões
Atualmente, são oferecidas as Formações Transversais em Saberes tradicionais; Divulgação científica; Relações étnico-raciais; História da África e cultura afro-brasileira; Culturas em movimento e processos criativos; Direitos humanos; Empreendedorismo e inovação; Gênero e sexualidade: perspectivas Queer/LGBTI; Acessibilidade e inclusão; Estudos internacionais (Minor in international studies).

As Formações Transversais são estruturas de formação complementar cujas atividades acadêmicas curriculares se articulam por meio de temáticas de interesse geral, visando incentivar a formação de espírito crítico e de visão aprofundada em relação a grandes questões do país e da humanidade. Esse sistema de disciplinas é espaço comum de formação para os estudantes de todos os cursos de graduação da UFMG.

Carol Carvalho / Pró-reitoria de Graduação