Professor Mauro Rodrigues e ex-alunos lançam disco no Conservatório UFMG

'Cru, cozido e repartido' é resultado de uma longa afinidade criativa

Luis Evo
Mauro Rodrigues (flauta) e os integrantes do Musicosferas
Luis Evo

Quatorze anos de história e afinidade musical acabam de ser sintetizados em um disco: Cru, cozido e repartido. O primeiro álbum de Mauro Rodrigues, professor da Escola de Música, conta com a participação do Musicosferas, grupo de músicos egressos da UFMG formado por Rafael Martini (piano), Pedro "Trigo" Santana (contrabaixo) e Antônio Loureiro (bateria/percussão).

O álbum será lançado em show nesta terça, 9, a partir das 19h30, no Conservatório UFMG, no âmbito da série Conexões Musicais. Na apresentação, Pedro Santana, que mora na Alemanha, será substituído pelo contrabaixista Bruno Vellozo. A entrada é gratuita.

A história do álbum, de acordo com Rodrigues, começou em 2004, quando os três artistas do Musicosferas eram seus alunos na Escola de Música da UFMG. “Mesmo depois de todos esses anos, sempre mantivemos contato, apesar de não estarmos mais tocando juntos", relata o professor. A iniciativa de reunir os ex-alunos e o professor para gravar o álbum partiu de Pedro Santana.

O nome do disco surgiu durante a preparação para o 50º Festival de Inverno da UFMG, do qual Mauro Rodrigues era diretor artístico. “Em uma das reuniões, em que debatíamos o tema do Festival, sugeri Cru, cozido e repartido. Brincaram comigo dizendo que parecia nome de disco. Fiquei com aquilo na cabeça e mais tarde percebi que realmente tinha tudo a ver com música e processo criativo", afirma.

Da criação à partilha
O professor explica que a dimensão do "cru" manifesta o exato momento do impulso criador, ou seja, o levante da criatividade. "Cozido" remete ao calor da interação dos músicos proporcionado pelo ato de tocar, e "Repartido" está relacionado ao momento auge, no qual artistas e público fruem a canção no mesmo espaço.

O disco foi gravado em dezembro do ano passado, e quatro apresentações prévias foram realizadas. “Após essa preparação, ficamos durante uma semana em um sítio, apenas tocando e gravando. Essa imersão potencializou o processo criativo e proporcionou um ambiente fluído para a música”, explica o professor. Assista a um trecho da gravação da música Tangolomango.

O álbum conta com dez composições de Mauro Rodrigues e duas adaptações para flauta de Johann Sebastian Bach. O professor salienta que a oportunidade, além de registrar um longo trabalho, propicia o que há de mais prazeroso: tocar. “O disco é uma porta para futuros convites e trabalhos, mas o que a gente quer mesmo é tocar juntos”, finaliza.

Assista a mais um vídeo da gravação do álbum no canal do professor Mauro Rodrigues no Youtube.

João Paulo Alves