Formas de Ingresso

MEC divulga resultado da chamada regular da primeira edição do Sisu

​Candidatos que não foram selecionados podem manifestar interesse em lista de espera

UFMG vai receber calouros
Vista panorâmica do campus Pampulha, onde se concentram a maioria dos cursos da UFMG
Foca Lisboa / UFMG

Foi divulgado nesta segunda-feira, 28, o resultado da chamada regular da primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2019. A partir desta terça-feira, 29, até 5 de fevereiro, os candidatos que não foram selecionados na chamada regular devem manifestar seu interesse em constar na lista de espera de 2019, exclusivamente, por meio da página do Sisu na internet.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a UFMG recebeu 137.806 inscrições nesta edição, de 75.311 candidatos – cada um pôde se inscrever em mais de uma opção de curso.

Edital do MEC publicado em 21 de novembro no Diário Oficial da União estabelece duas alterações na regulamentação da lista de espera. A partir de agora, “o estudante selecionado na chamada regular em uma de suas opções de vaga não poderá participar da lista de espera, independentemente de ter realizado sua matrícula na instituição para a qual foi selecionado". Assim, pelas novas regras, se o candidato for selecionado na chamada regular para uma vaga em instituição de educação superior participante, mesmo que seja sua segunda opção, e ainda que não se matricule, não poderá participar da lista de espera.

Caso o candidato não seja selecionado na chamada regular, em nenhuma de suas opções, é considerado apto a participar da lista de espera. Até a edição 2018 do Sisu, o candidato só podia manifestar interesse na lista de espera para o curso de sua primeira opção. A partir de agora, embora só possa manifestar interesse em uma vaga, esta poderá ser a de primeira ou de segunda opções para as quais se inscreveu.

Registro acadêmico
Os candidatos aprovados na UFMG, com ingresso nos dois semestres letivos, farão registro acadêmico, via internet, de 31 de janeiro a 4 de fevereiro, e serão convocados para realizar o procedimento presencial de apresentação dos documentos em datas que serão divulgadas na página Sisu UFMG.

As instruções para os classificados que devem realizar esse procedimento estarão disponíveis a partir desta terça-feira, 29, na página Sisu UFMG.

Os aprovados que tiverem efetuado o registro acadêmico via internet serão convocados posteriormente para apresentação dos documentos, em datas que serão divulgadas na página Sisu UFMG.

Além das alterações definidas pelo MEC, a UFMG vai introduzir, a partir desta edição do Sisu, duas mudanças na identificação de candidatos que optarem por reserva de vagas. No dia do registro presencial, os candidatos autodeclarados negros (pretos ou pardos) deverão se apresentar a uma comissão que avaliará se eles têm características que os identifiquem como pertencentes ao grupo racial negro. Os autodeclarados indígenas deverão apresentar documentos comprobatórios de pertencimento a povo indígena emitidos por três autoridades indígenas. Os candidatos que se inscreverem em cotas para pessoa com deficiência passarão por banca de verificação e validação. Leia mais em reportagem no Portal UFMG.

Em 2019, a UFMG oferece 6.339 vagas em seus cursos de graduação, em Belo Horizonte e em Montes Claros. As convocações a partir da lista de espera serão anunciadas, exclusivamente, na página Sisu UFMG.

Mais informações podem ser obtidas no site do Sisu, na página Sisu UFMG e pelo e-mail duvidaregistro@drca.ufmg.br.

[Notícia atualizada às 15h54, com informação sobre inscritos na UFMG por meio do Sisu]