MEC divulga resultado da chamada regular do Sisu 2025
UFMG publicará sua lista na quarta, 29, e o registro acadêmico será feito de 30 de janeiro a 3 de fevereiro; candidatos devem manifestar interesse em participar das listas de espera até o dia 31
O Ministério da Educação (MEC) divulgou na manhã desta segunda-feira, dia 27, o resultado da chamada regular do Sisu 2025. Neste ano, o processo está selecionando candidatos para 261.779 vagas em 6.851 cursos de graduação de 124 instituições de educação superior do país. Na UFMG, 6.512 vagas serão preenchidas em 85 cursos de graduação. A Universidade divulgará sua lista de classificados na quarta-feira, dia 29.
De 30 de janeiro a 3 de fevereiro, os aprovados deverão realizar, obrigatoriamente, no site do Sisu UFMG, seu registro acadêmico on-line e fazer o upload dos documentos para a garantia da vaga. Na mesma página, a UFMG disponibiliza todas as informações sobre o registro, incluindo a documentação exigida no edital do processo seletivo.
Lista de espera
Os candidatos já podem manifestar, na página do Sisu, seu interesse em participar da lista de espera dos cursos ofertados. A lista de espera poderá ser utilizada durante todo o ano pelas instituições de educação superior participantes para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular.
O prazo de manifestação termina na sexta-feira, 31 de janeiro. A previsão é que o resultado da lista de espera seja divulgado no dia 11 de fevereiro pelo MEC. A convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições ocorrerá do dia 12 de fevereiro em diante.
Lei de Cotas e bancas de verificação
O Sisu segue a Lei de Cotas. Todos os candidatos, ao escolher suas opções de curso, são inscritos e classificados, conforme o seu desempenho no Enem 2024, primeiramente na modalidade de ampla concorrência, independentemente das reservas de cotas às quais possam concorrer. Em seguida, se um candidato não é classificado nas vagas de ampla concorrência para os cursos escolhidos, ele passa a disputar as vagas reservadas pela Lei de Cotas a que tem direito e pelas políticas de ações afirmativas próprias de cada instituição, quando for o caso.
A oferta de vagas reservadas observa a proporção de estudantes de escolas públicas, de baixa renda, com deficiência, pretos, pardos, indígenas e quilombolas, em conformidade com os critérios estabelecidos pela nova Lei de Cotas (Lei nº 14.723, que alterou a Lei nº 12.711), vigente desde novembro de 2023. Todas as instituições de educação superior participantes do Sisu 2025 adotam obrigatoriamente os dados de distribuição de vagas constantes no Censo 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No dia 4 de fevereiro, a UFMG divulgará a escala de atendimento para os procedimentos presenciais referentes às bancas de heteroidentificação e de verificação e validação da condição de deficiência dos candidatos. Esses atendimentos serão realizados de 11 a 14 de fevereiro pela Comissão Permanente de Ações Afirmativas e Inclusão Social (CPAAI) e pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI). Os candidatos deverão participar presencialmente dessa etapa.
Dúvidas gerais sobre o Sisu podem ser esclarecidas nesta página.
Calendário resumido
Lista de classificados da UFMG: 29 de janeiro
Registro acadêmico dos selecionados: 30 de janeiro a 3 de fevereiro
Manifestação de interesse na lista de espera: 27 a 31 de janeiro
Resultado da lista de espera: 11 de fevereiro
Convocação pelas instituições dos candidatos em lista de espera: 12 de fevereiro a 30 de setembro
Divulgação da escala das bancas de heteroidentificação e de verificação e validação da condição de deficiência: 4 de fevereiro
Realização das bancas: 11 a 14 de fevereiro