Institucional

UFMG homenageia personalidades e instituições

Cerimônia de entrega da Medalha Reitor Mendes Pimentel será realizada nesta quarta, às 19h

ccc
Instituída em 2007, Medalha recebeu o nome do primeiro reitor da UFMG
Foca Lisboa / UFMG

Como parte das comemorações dos 90 anos da UFMG, a Medalha Reitor Mendes Pimentel, que distingue personalidades e instituições que se destacam por contribuições relevantes à Universidade, será entregue em cerimônia nesta quarta-feira, 6, a partir das 19h, no auditório da Reitoria. Em seguida, haverá concerto com o pianista Nelson Freire.

A condecoração será atribuída a duas entidades – Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM) e Curso Intensivo de Preparação da Mão de Obra Industrial (Cipmoi) –, ao professor emérito Angelo Machado, à família do poeta Affonso Ávila, pela doação de acervo literário à Universidade, e aos professores Cid Veloso e Roseni de Sena, ambos como homenagem póstuma. Conheça os homenageados:

AUGM

A Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM) é uma rede de instituições públicas e autônomas de seis países – Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. Elas compartilham vocações, caráter público, semelhanças em estruturas acadêmicas e a equivalência dos níveis de seus serviços, o que as coloca em condições de desenvolver atividades de cooperação.

A rede se consolidou ao construir um espaço acadêmico comum ampliado, que oferece condições para a integração regional e a cooperação horizontal na América Latina, com base no compartilhamento de pessoal acadêmico de alta qualificação, recursos materiais, equipamentos e instalações como laboratórios e bibliotecas.

Cipmoi

Mais antigo programa de extensão da Universidade, o Curso Intensivo de Preparação da Mão de Obra Industrial (Cipmoi) capacita trabalhadores para atuar na área da construção civil, soldagem e eletricidade de baixa tensão. Desde 1957, qualifica para o mercado de trabalho, contribuindo para a promoção do desenvolvimento e da cidadania. Ao longo de 60 anos, formou milhares de profissionais e proporcionou ambiente de aprendizado acadêmico para alunos de graduação e de pós-graduação, sob orientação de docentes da Escola de Engenharia. Ação conjunta da Diretoria e do Diretório Acadêmico da Escola de Engenharia, o Programa trabalha em parceria com a Pró-reitoria de Extensão, a Fundação Cristiano Otoni e a siderúrgica ArcelorMittal. Saiba mais no vídeo da TV UFMG:

Angelo Machado

O professor emérito da UFMG tem vasta contribuição nos campos da neurobiologia e na taxonomia de libélulas e é reconhecido por seu trabalho como conservacionista e pela autoria de obras literárias. Recebeu o Prêmio Jabuti em 1993. Colaborou com a criação e manutenção das revistas Ciência Hoje e Ciência Hoje das Crianças, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), entidade da qual participa há 65 anos, tendo sido secretário regional e integrante do conselho por quatro períodos.

Em 2015, doou oficialmente à UFMG sua coleção de libélulas, reunidas ao longo de seis décadas. O acervo é constituído de 35.250 exemplares de 1.052 espécies. Angelo Machado é um dos personagens da série 90 anos de histórias, da TV UFMG. Confira:

Família de Affonso Ávila

O poeta Affonso Ávila era dono de vasta biblioteca e acervo de documentos como cartas, fotos e recortes de jornais, além de originais de suas próprias obras, que foram doados pela família à UFMG. 

Nascido em 1928, em Belo Horizonte, o poeta e ensaísta Affonso Ávila se tornou especialista em barroco. Protagonista de importantes movimentos literários, ele fundou algumas publicações que se tornariam referência na cena literária brasileira do século 20. Ao longo da vida, publicou mais de vinte livros de poemas. Foi também colunista d’O Estado de São Paulo e um dos fundadores do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG).

Ávila era casado com a também escritora Laís Corrêa de Araújo. Filha de família de origem pernambucana, ela nasceu em Campo Belo, Minas Gerais, em 1928. Formou-se, por volta de 1950, bacharel em Línguas Neolatinas pela Faculdade de Filosofia da UFMG. Em 1951, publicou Caderno de poesia, sua primeira obra. Tornou-se nacionalmente conhecida também em razão de sua longa atuação como cronista em veículos como a revista O Cruzeiro, do Rio de Janeiro, e os jornais O Estado de São Paulo e Estado de Minas. Além disso, colaborou na fundação do Suplemento Literário de Minas Gerais.

Ouça textos de Affonso Ávila, veiculados na Rádio UFMG Educativa:

Trilhemas de Minas. Voz: Cecília Lima


Frases Feitas.  Voz: Gabriela Sórice


Sonetos à amada gestante. Voz: Maron Rezende


Memórias póstumas

Cid Velloso

Cid Velloso foi reitor da UFMG na gestão 1986-1990.
Cid Velloso foi reitor da UFMG na gestão 1986-1990Foca Lisboa / UFMG

Reitor da UFMG na gestão 1986-1990, Cid Velloso morreu aos 79 anos, em setembro de 2016. Mineiro de Piumhi, graduou-se em 1961 na Faculdade de Medicina da UFMG, da qual também se tornaria professor. Especializou-se em cardiologia e tornou-se membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Em 2009, recebeu o título de professor emérito.

Ocupou os cargos de vice-diretor e diretor da Faculdade de Medicina, de vice-presidente da Associação Brasileira de Educação Médica e de presidente da Associação Médica de Minas Gerais. É um dos fundadores da Caixa de Assistência à Saúde da Universidade (Casu), plano de saúde criado em 1993 para atendimento à comunidade da UFMG. Como assessor da Secretaria de Saúde de Minas Gerais, em 1995-1996, implantou o Programa de Saúde da Família.
 
Roseni de Sena

A professora emérita Roseni Rosângela de Sena foi diretora da Escola de Enfermagem da UFMG na gestão 1998-2002.
A professora emérita Roseni Rosângela de Sena foi diretora da Escola de Enfermagem da UFMG na gestão 1998-2002Foca Lisboa / UFMG

A professora emérita Roseni Rosângela de Sena [foto] foi diretora da Escola de Enfermagem da UFMG na gestão 1998-2002. Morreu em setembro de 2016, em Belo Horizonte, aos 65 anos. Graduada em Enfermagem e mestre em Epidemiologia pela UFMG, foi chefe do Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública e coordenou o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino e Prática de Enfermagem (Nupepe).

Recebeu diversos prêmios acadêmicos. Coordenou serviços técnicos especializados na Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde, e, por 25 anos, foi consultora da Fundação Kellogg na área de projetos de desenvolvimento social. De 2009 a 2015, foi diretora de Inclusão e Cidadania do Centro de Arte Contemporânea Inhotim.