Notícias Externas

Isolamento ajudou a conter epidemia de varíola na Inglaterra, no século 19

No quarto episódio da série 'Por que ficar em casa?', historiadora conta como a cidade de Leicester driblou a doença

O vírus da varíola
O vírus da varíola Domínio Público

O isolamento social, medida recomendada para o combate ao novo coronavírus, já impediu o avanço de outras epidemias na história, como a da varíola, que é uma doença virótica altamente contagiosa. A enfermidade é considerada extinta desde 1980 pela Organização Mundial de Saúde, mas, no passado, provocou mortes e danos irreversíveis à saúde da população. A cidade de Leicester, na Inglaterra, no entanto, conseguiu driblar a epidemia em meados de 1870.

Esse é o tema do quarto episódio da série Por que ficar em casa? com participação da professora Myriam Bahia Lopes, da Escola de Arquitetura da UFMG, coordenadora do Núcleo de História da Ciência e da Técnica da UFMG. Ela conta como um conjunto de medidas, que incluiu higiene pessoal e quarentena, foi fundamental para a cidade de Leicester conter o surto de varíola no século 19.

Ouça o episódio 4 da série "Por que ficar em casa?"

A série Por que ficar em casa? tem nove episódios, nos quais nove cientistas de nove diferentes áreas apresentam as evidências que embasam as medidas de isolamento social como forma de contenção do coronavírus. No primeiro episódio, o infectologista Carlos Starling falou sobre o impacto da Covid-19 sobre o sistema de saúde brasileiro.

Ouça o episódio 1 da série "Por que ficar em casa?"

No segundo episódio, o cientista político Eduardo Marques, da USP, mostrou por que as condições precárias de habitação no Brasil representam um entrave para o isolamento apenas dos chamados grupos de risco.

Ouça o episódio 2 da série "Por que ficar em casa?"

O tema do terceiro episódio, com a professora da Escola de Enfermagem da UFMG Deborah Carvalho Malta, foi a alta incidência de doenças crônicas entre os brasileiros. Elas representam um fator de risco para infecção pelo coronavírus e é mais um motivo para que as pessoas fiquem em casa.

Ouça o episódio 3 da série "Por que ficar em casa?"

A série Por que ficar em casa? será retomada na segunda-feira, 27. No quinto episódio, a professora Fernanda Cimini, do Departamento de Ciências Econômicas da UFMG, analisará as consequências do isolamento tardio para o colapso do sistema de saúde da Itália.

A série pode ser ouvida no rádio (frequência 104,5 FM), no Programa Conexões (das 9h às 12h), no site da emissora hospedado no Portal UFMG e pelo IGTV do perfil da emissora no Instagram.